Confira a elaboração dos planos municipais de saneamento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Os moradores de Cachoeiro podem conferir, via internet, os passos já dados na elaboração do novo Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disponibilizou em sua página, no portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), os documentos que foram gerados pelos trabalhos executados até agora, em parceria com o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federado Espírito Santo (Ufes).

Podem ser consultados o Plano de Trabalho, o Plano de Mobilização Social e o Diagnóstico Técnico Participativo.

A fase de diagnóstico compreende a primeira etapa do processo de revisão do PMAE, criado em 2011, e a elaboração do PMGIRS. O documento é um relatório que tem como finalidade identificar, qualificar e quantificar a realidade do saneamento básico de Cachoeiro, abrangendo áreas urbanas e rurais.

Ele engloba os seguintes enfoques: caracterização geral do município, situação institucional, situação econômico-financeira e situação dos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos no perímetro urbano e na zona rural.

Os cachoeirenses puderam participar dessa fase, por meio da primeira audiência pública sobre o tema, realizada em fevereiro de 2020 e, em agosto, na reunião virtual de mobilização social.

O diagnóstico foi aprovado pela Comissão de Acompanhamento da revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto e pelo Comitê Intersecretarial de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Cigres.

“Disponibilizamos esses documentos em nosso site para garantir ainda mais transparência ao processo de elaboração desses planos municipais e para incentivar a população a acompanhar e participar da construção das novas diretrizes do saneamento no nosso município. Todo documento gerado nesse processo será publicado nessa área”, enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

A expectativa é de que as ações relativas à elaboração do PMAE e do PMIGRS sejam concluídas até o fim do primeiro semestre deste ano.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas