Contemplados pelo Novembro Azul recebem exames no Heci

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Paciente Pedro Rangel: "tem que estar sempre de olho na saúde"

“Essas campanhas são salvadoras!”. Com esse sentimento, grande parte dos 150 homens contemplados com exames de PSA durante o Novembro Azul recebeu o resultado de seus laudos e passou por consulta com especialistas, na tarde desta sexta-feira (23), no Ambulatório de Especialidades do Hospital Evangélico (Heci).

Os pacientes Pedro Felipe Rangel e Robson Caetano estavam entre eles. Ambos chegaram cedo no dia 5 de novembro para pegar a senha, fizeram a coleta no dia 13, no laboratório do Heci e hoje estavam contentes e aliviados com o resultado em mãos. “A gente tem que estar sempre de olho na saúde e não pode ficar aguardando meses para ter uma resposta do médico. Por isso que ações assim são muito importantes na prevenção do câncer”, disse o Pedro.

Ele que há tempo aguardava uma consulta com o urologista conseguiu ser atendido e saiu contente, pois está tudo em ordem. “Faço os exames periodicamente. Ano passado não prestei atenção e acabei perdendo a senha. Este ano, fiquei ligado e consegui”, comemorou.

Já Robson nunca tinha feito o exame de PSA antes, mas sabe que é importante para detecção do câncer de próstata precocemente. “Soube que é uma doença que provoca muitas dores, então não vou mais deixar os exames para depois. Todos os anos pretendo estar aqui para fazer esse checkup”, conta.

Além da entrega dos resultados, os pacientes concluíram o exame com o toque retal que, de acordo com o urologista Hernane Schwartz, deve ser feito conjuntamente ao PSA. “Um exame não subs­titui o outro. Eles são com­plementares e importantes para o diagnóstico precoce”, explica. Em geral, o câncer de próstata demora cerca de quatro anos para se manifestar. Por esse motivo é importante a realização de exames preventivos uma vez por ano. Portanto, quanto mais cedo for identificada uma anormalidade, mais eficiente será o tratamento.

Ele, juntamente aos urologistas Carlos Frederico e Edson Barros, o oncologista José Pulido e o médico radio oncologista Bruno Resende, atendeu todos os pacientes. O Hospital Evangélico é referência em tratamento oncológico para todo sul do estado, em especial para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, o nosocômio registrou 200 novos casos de câncer de próstata; de janeiro a outubro de 2018 foram 170.

O último evento da campanha Novembro Azul será neste domingo (25). O churrasco solidário acontecerá no Clube dos Médicos a partir de 11h. O valor do convite individual é R$ 50 e ainda pode ser adquirido na Casa de Apoio ao Câncer. Toda a renda obtida será em prol da ampliação da Casa, bem como para manutenção dos serviços oferecidos pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3027-5198.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova