Coronavírus: cada Estado fez combate à sua própria sorte

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
casagrande

Perto de completar um ano da confirmação do 1º caso do novo coronavírus no Brasil, pode-se dizer que o Espírito Santo se destaca no combate à doença, principalmente quando o assunto é a estruturação na área da saúde para salvar vidas.

O governo do Estado acresceu 80 leitos somente para casos de Covid-19 no sul do estado. Em Cachoeiro de Itapemirim, onde adormecia um ‘Elefante Branco’, há um hospital especializado no tratamento da doença, com 90 leitos, sendo 30 de UTI e 60, de enfermaria.

O monitoramento da doença tem caráter extremamente técnico, considerando o coeficiente da incidência da doença, taxa de ocupação de leitos de UTI, taxa de letalidade, índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos.

Essas e outras medidas foram adotadas pelo próprio estado diante da pandemia mundial, que abalou finanças e vidas. E essa reação solitária ocorreu também em outros estados brasileiros. Cada um agiu de sua forma – e nem todos tiveram sucesso em suas decisões.

É daí que vem a crítica do governador Renato Casagrande (PSB) – ressentimento mantido ainda hoje – à falta de uma coordenação nacional para que governadores e prefeitos pudessem seguir um caminho único no enfrentamento à Covid-19. Ou seja, o país não se juntou nesta batalha, ficou cada estado à sua própria sorte.

Neste ano, ainda sob os efeitos fatais do vírus, o Espírito Santo recebeu em seus leitos pacientes de Manaus (AM) e de Rondônia, além de salvar a vida dos capixabas. “Não adianta apenas ter boa vontade; estamos ajudando porque temos um Estado organizado”, disse Casagrande durante evento em Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira (9).

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Casagrande autoriza início das obras no Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na quarta-feira (27), a Ordem de Serviço para