Cachoeiro de Itapemirim está entre os sete municípios do Espírito Santo que receberam nota 100 no ranking de transparência no combate à Covid-19. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (26), pela ONG Transparência Capixaba – Vitória foi avaliada pela Transparência Internacional e, por isso, não incluída nesse ranking.
No total, foram analisados 34 itens, como acesso a processos de contratação emergenciais na íntegra, existência de Conselho de Transparência e organização unificada da legislação relacionada à Covid-19. Cachoeiro recebeu pontuação máxima em todos eles.
Esta é a segunda avaliação realizada pela organização não governamental. Na primeira, divulgada no dia 21 de julho, Cachoeiro já havia conseguido a nota 74,68, sendo avaliado como “Bom” em transparência relacionada à pandemia.
Nesse intervalo de tempo entre uma avaliação e outra, foi lançado o portal transparencia.cachoeiro.es. gov.br/covid19. A página é exclusivamente dedicada a reunir dados sobre o combate à pandemia pela Prefeitura de Cachoeiro, incluindo informações de contratos emergenciais, despesas realizadas, relatórios de auditoria, compilação da legislação, dentre outros.