Covid-19: testagem identifica 21 casos positivos no comércio de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A prefeitura já realizou 550 testes rápidos de Covid-19 em trabalhadores do comércio cachoeirense, com 21 resultados positivos.

A testagem é realizada desde o início do mês pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir do agendamento feito por profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), e conta com o suporte do ônibus da Saúde.

Na última semana, a testagem foi realizada segunda (10) e terça-feira (11), no pátio do Museu de Ciência e Tecnologia, e na quinta (13), no pátio de um centro comercial, no bairro Caiçara.

Todos os que testaram positivo foram encaminhados para avaliação clínica no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), referência para casos de Covid-19 no município, e orientados a cumprir isolamento social, por 14 dias, sob monitoramento da Semus.

Além disso, foram testados, também, familiares que moram com esses trabalhadores, e apenas um testou positivo, sendo orientado a procurar o PPG. A equipe da Semus, em todos os casos, alertou sobre as medidas de prevenção para evitar o contágio domiciliar.

“Essa ação da prefeitura, para nós, comerciantes, foi muito produtiva, porque pudemos ter conhecimento de quem não estava com o vírus, e quem positivou logo foi afastado das atividades para cumprir o isolamento”, explica a gerente administrativa de uma empresa que fez o teste, Karina Manzoli.

“A Semus e a Semdec fizeram essa parceria para o bem de toda população. É importante realizar os testes rápidos para isolamento das pessoas contaminadas, para quebrar o ciclo de transmissão do vírus. Além disso, a testagem em massa do comércio proporciona segurança para os funcionários trabalharem, e os clientes poderão frequentar o local com tranquilidade, sabendo que todos os trabalhadores foram testados”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Essa iniciativa proporciona mais segurança para todos e apoia o comércio local, que tem sofrido bastante com a pandemia. Mesmo com todas as medidas de segurança adotadas no comércio, os trabalhadores ainda podem se infectar. Com a testagem, é possível identificar e isolar os funcionários que testam positivo, pelo tempo necessário”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Próximos testes

Nesta semana, mais testes serão realizados: hoje (17), na rua Coronel Francisco Braga, no Guandu, e na terça (18) e quinta-feira (20), no Museu de Ciência e Tecnologia, no Coronel Borges.

Uma equipe da Semdec realizará o cadastro, durante a semana, dos comerciantes das lojas, shoppings, galerias e centros comerciais.

A secretaria ressalta, ainda, que os trabalhadores de lojas localizadas nos bairros podem entrar em contato por meio do telefone (28) 3155- 5223, caso tenham interesse em realizar o cadastro.

Resultado em 15 minutos

Estão sendo usados, na ação, testes rápidos de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos e têm precisão de mais de 90%. O objetivo da Prefeitura de Cachoeiro é de ampliar o acesso gratuito aos testes de Covid-19, o que ajuda no mapeamento da doença e possibilita a interrupção da cadeia de transmissão do vírus, a partir do isolamento domiciliar de quem testa positivo.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas