Cresce o número de grupos de catadores de materiais recicláveis

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Aumentou de 16 para 70 o número de grupos catadores de materiais recicláveis organizados e registrados como associações no Espírito Santo, em quatro anos. O levantamento foi pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o documento serviu para oficializar a entrega do Relatório de Diagnóstico dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do estado.

O diagnóstico – realizado de 1º de março a 30 de abril de 2016, a partir de pesquisa de campo (com questionários e por amostragem) com 60 EES do Espírito Santo -, mostrou a situação econômica e social dos catadores assim como o perfil dos resíduos produzidos nas regiões pesquisadas.

Além dos grupos, o estado também conta com duas cooperativas, totalizando 72 Empreendimentos de Economia Solidária de Catadores de Material Reciclado (EES) no Espírito Santo.

“O relatório traz informações para auxiliar o poder público a realizar ações de mobilização, capacitação e assessoramento dos catadores; e também nas estratégias de atração de investimentos que gerem emprego e renda para os capixabas”, afirmou o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes.

 

O diagnóstico mostrou, entre outras informações:

– 59% dos catadores que participaram da pesquisa são mulheres;

– 58% dos equipamentos usados nas associações (balança, prensa, carrinho de fardo, computador) são fruto de doações, 9 são comprados e 9% locação;

– 76% das entidades controlam suas vendas;

– 90% do material é vendido para intermediários;

– 49% dos catadores têm ensino fundamental incompleto;

– 39% dos resíduos são papelão, 21% plástico, 11% papel, 10% rejeitos, 9% outros, 6% vidro e 4% metal.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas