Em Cachoeiro, estudantes da rede municipal de ensino que pretendem concorrer ao processo seletivo para ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), neste ano, terão a oportunidade de participar de curso preparatório gratuito. É o projeto Pré-Ifes 2018, lançado nesta semana pela Secretaria de Educação do município, que ofertará 225 vagas.
As inscrições serão abertas no próximo dia 2 de maio e deverão ser feitas, nas secretarias de 16 unidades de ensino fundamental da rede municipal, até o dia 8. Poderão se candidatar alunos do 9º ano que tenham frequência igual ou superior a 75% da carga horária até então registrada, com média mínima de 60% de desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática.
Cada unidade contará com um quantitativo de vagas correspondente a 25% do número de alunos matriculados no 9º ano. Em caso de empate, será considerado o maior rendimento trimestral do aluno apresentado nos componentes curriculares de ambas as disciplinas exigidas. O resultado sairá em 9 de maio, em cada uma das 16 escolas de ensino fundamental.
O projeto terá início em 19 de maio, com aula inaugural para todos os alunos do Pré-Ifes, na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), no bairro Ferroviários. Os demais encontros serão promovidos, sempre nas manhãs de sábado, das 8h às 12h30, nas escolas municipais Anacleto Ramos (Ferroviários) e Pedro Estellita Herkenhoff (BNH de Baixo).
A carga horária total será de 80 horas, período em que os alunos estudarão Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, disciplinas exigidas na prova de seleção, que serão lecionadas por professores da rede municipal. As aulas terminarão em 29 de setembro.
“A edição do Pré-Ifes neste ano terá início mais cedo do que nos anos anteriores, para que possamos ter ainda mais êxito. Esta iniciativa favorece a entrada dos alunos no Ifes, preparando-os para competir de modo igualitário com os demais participantes. Os estudantes contam com professores de alta qualidade do município. É um importante projeto, com bons resultados e, por isso, ampliamos o número de vagas oferecidas em relação ao ano passado”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Unidades de ensino com vagas:
-Anacleto Ramos
-Anísio Ramos
-Deusdedit Baptista
-Florisbelo Neves
-Galdino Theodoro da Silva
-Gércia Ferreira Guimarães
-Jácomo Silotti
-Jenny Guárdia
-Julieta Deps Tallon
-Luiz Marques Pinto
-Luiz Semprini
-Maria das Dores Pinheiro do Amaral
-Monteiro Lobato
-Pedro Estellita Herkenhoff
-São Vicente
-Valdy Freitas