Decreto amplia benefícios para setor de rochas ornamentais no Espírito Santo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
20230210_095518

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta sexta-feira (10), um decreto que amplia os benefícios para o setor de rochas ornamentais no Espírito Santo. A medida foi oficializada durante visita à Vitoria Stone Fair 2023, considerada a maior feira de rochas naturais da América Latina, que está sendo realizada no município da Serra. A visita teve a participação do vice-governador Ricardo Ferraço, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de integrantes da bancada federal e de deputados estaduais.

O decreto será publicado na edição da próxima segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado. O texto estabelece dois pontos importantes: o primeiro é sobre a base de recolhimento de imposto em que o remetente da mercadoria ou bem for responsável pelo recolhimento do ICMS sobre o serviço de transportes. A partir de agora, o recolhimento do imposto será efetuado mensalmente, no prazo previsto para recolhimento do ICMS devido em relação às operações próprias.

“O remetente de mercadoria que é inscrito no cadastro do imposto é, atualmente, responsável pelo recolhimento do imposto devido, antes de iniciada a prestação dos serviços de transportes. Então, se a empresa contratante fizesse 15 remessas de mercadoria por mês, antes de cada remessa deveria fazer a emissão de um DUA (Documento único de arrecadação). Agora, terá que recolher, mensalmente, na data de pagamento dos demais recolhimentos”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

O segundo ponto é a eliminação da condicionante em relação ao percentual máximo de saídas de chapas polidas, escovadas, jateadas, apicotadas e flameadas, para fins de fruição do benefício de crédito presumido à indústria de rochas ornamentais, previsto no artigo 530-L-G-B da Lei 10.568/2016.

As empresas, atualmente, podem utilizar um crédito presumido de 9% do total das aquisições, com algumas condições que estão previstas na lei, entre elas a de apenas poder usufruir desse benefício quando o percentual em relação às saídas não seja superior a 21%. “Para o setor de rochas ornamentais, esses produtos têm um valor agregado mais alto. Com a revogação do incisivo, não há mais nenhum impeditivo”, completou Altoé.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a importância do setor para a economia do Espírito Santo. “Estamos recebendo o presidente da Câmara dos Deputados em nosso Estado. É uma oportunidade a mais de demonstrar o nosso potencial econômico. O setor de rochas ornamentais é um dos mais importantes de nossa economia. Com este decreto, vamos desburocratizar e facilitar a vida de quem gera emprego e renda para os capixabas. Nosso foco é proporcionar cada vez mais oportunidades para todos”, disse.

A Vitoria Stone Fair é uma feira do setor de rochas ornamentais referência nas Américas para quem procura diversidade de materiais e oportunidades de negócio, uma oportunidade para que empresas capixabas possam fazer negócios.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova