O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) conseguiu junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a derrubada da campanha que pede a não-reeleição dos parlamentares que votarem a favor da reforma da previdência.
Coimbra é da base aliada do presidente da República, Michel Temer, seu correligionário, portanto favorável à matéria. Ele ingressou ação alegando ser alvo de campanha eleitoral antecipada negativa.
O caso ajuizado foi a campanha feita pela Frente dos Servidores Federais do Espírito Santo, que teria colocado dezenas de outdoors por todos o estado para pressionar os parlamentares capixabas a ‘enterrarem’ a reforma da previdência.
Os outdoors têm os seguintes dizeres: “Os parlamentares que insistirem em votar com o Governo serão expulsos, nas urnas, nas próximas eleições!” e “Não reeleja os deputados traidores do povo eles votam contra sua aposentadoria! Deputado Lelo Coimbra”.
A Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral determinou que a frente dos servidores promova a supressão dos referidos dizeres em relação a todos os meios de comunicação utilizados pela Federação dos Servidores Federais do Espírito Santo (FSF/ES), sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.