Dia “D” recolhe 834 litros de óleo de cozinha usado em Guaçuí

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Dia “D” do Projeto Troca Sustentável realizado nesta quarta-feira (1º), na Praça do Meio Ambiente em Guaçuí foi altamente positivo, quando foram trocados 834 litros de óleo de cozinha usados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante.

Durante a ação, também foram trocadas 200 mudas de ipês por 4 mil latas de alumínio, fortalecendo ainda mais a reciclagem de resíduos no município.

A ação teve a participação de várias escolas, Tiro de Guerra, comerciantes, clubes de serviços, Maçonaria e a população em geral que logo nas primeiras horas, compareceram na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), levando o óleo em quantidades e embalagens variadas fazendo a escolha do produto a ser trocado.

 

 

O óleo de cozinha usado é um resíduo doméstico comum, muitas vezes descartado de maneiras inadequadas, causando impactos ambientais significativos. No entanto, a reciclagem desse óleo desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade.

Importante destacar que quando o óleo de cozinha usado é despejado diretamente no ralo ou no solo, ele pode causar sérios danos ao meio ambiente. O óleo forma uma camada na superfície da água, dificultando a entrada de oxigênio e prejudicando a vida aquática. Além disso, quando absorvido pelo solo, pode comprometer a fertilidade e a qualidade do mesmo, além de contribuir para o entupimento de sistemas de esgoto e tubulações. Isso não apenas aumenta os custos de manutenção para as autoridades municipais, mas também pode resultar em inundações e contaminação localizada, além de causar danos à vida selvagem, visto que cada um litro descartado irregularmente contamina vinte e cinco litros de água.

Importância da reciclagem

O óleo de cozinha usado pode ser reciclado para produzir biodiesel, uma fonte de energia renovável e mais limpa em comparação com os combustíveis fósseis. A produção de biodiesel a partir de óleo usado ajuda a diminuir a dependência de fontes não renováveis e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

 

 

Ao reciclar o óleo de cozinha, contribuímos para a economia circular, onde os resíduos são reintegrados ao ciclo produtivo. Isso não apenas reduz a demanda por recursos virgens, mas também cria oportunidades de emprego na indústria de reciclagem e nos setores associados.

“A reciclagem do óleo de cozinha usado não é apenas uma responsabilidade individual, mas também uma oportunidade para envolver comunidades. Iniciativas de coleta e reciclagem podem ser promovidas em nível local, aumentando a conscientização sobre a importância desse processo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova