Em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira (14), a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou uma ação entre os colaboradores para alertá-los sobre a importância de prevenir a doença renal crônica.
Uma tenda foi montada no pátio do hospital com orientações sobre a doença, além de realização de exames como dosagem de creatinina, EAS e aferição de sinais vitais dos funcionários.
“O objetivo é conscientizar a população e colegas de profissão sobre a importância da coleta desses exames para o rastreio e diagnóstico precoce da doença renal crônica”, explicou a enfermeira supervisora do setor de Hemodiálise da Santa Casa, Paula Galdino.
O médico nefrologista Vitor Freitas lembrou que essa é uma enfermidade silenciosa e que muitas vezes não apresenta sintomas.
“Por isso a melhor forma de prevenção é coletando a creatinina e o EAS. E esse dia é muito importante para a gente conscientizar não só nossos funcionários, mas como também toda a população”, reforçou.
Segundo o especialista, as principais causas da doença são a hipertensão e o diabetes. O setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência para os pacientes do Sul do Estado. Diariamente são realizadas sessões em três turnos diferentes realizando uma média de 22 mil atendimentos por ano.
Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), em 2023, foram realizados 89 transplantes de rim no Espírito Santo. Já em 2024, de janeiro até março, foram realizados 17. Atualmente existem 1.197 pessoas na fila de espera por um transplante.