Dia Mundial de Prevenção do AVC

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
diego menor

Por Diego Loureiro Carvalho

 

Dia 29 de outubro é considerado o Dia Mundial de prevenção do AVC. O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a responsável por causar incapacidade no mundo, em torno de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% apresentam algum grau de dependência para realizar suas atividades de vida diária. A informação é a principal forma de prevenir e buscar ajuda rapidamente.

O AVC acontece quando o fluxo de sangue que vai para o cérebro é interrompido subitamente. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arteriovenosa cerebral (MAV), os aneurismas, hipertensão arterial, cavernomas.

Sinais e sintomas
É importante se atentar para os principais sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível, afinal tempo é cerebro. Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais sintomas:

• Perda de consciência
• Fraqueza de um lado do corpo;
• Dificuldade para falar;
• Perda de visão;
• Alteração da fala
• Dormência de um lado do corpo
• Confusão mental e sonolência

Como evitar
É importante conhecer os fatores de risco que aumentam as chances de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico.
– sedentarismo, má alimentação, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas
– colesterol alto, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Sobre

Diego Loureiro Carvalho é medico, com Residência Médica pelo Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo), serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e MEC; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia; fez Estágio em Neurorradiologia Intervencionista pelo Hospital Estadual Mário Covas (Santo André – SP); está cursando estágio no Hospital São José do Avaí (Itaperuna – RJ); e mais de 20 qualificações e atividades profissionais na área de neurocirurgia.

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Grupo promove debate sobre políticas ambientais

O Ilê Axé Opo Elemeso, de Cachoeiro de Itapemirim, vai sediar o 'Encontro de Juventudes