O 2º Fórum Caparaó Sustentável (FCS) acaba de ter divulgada sua programação oficial (ver abaixo). O evento vai discutir o desenvolvimento da região, em Jerônimo Monteiro, no dia 22 de maio, como foco no Turismo, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental.
Os trabalhos acontecerão no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira da Ufes, localizado no centro do município, das 13h às 19h.
O FCS está sendo trabalhado com parcerias envolvendo várias instituições públicas e privadas, liderada pela Prefeitura de Jerônimo Monteiro, pelo Consórcio Intermunicipal do Caparaó e pelo Portal de Notícias 24 Horas.
Conta ainda com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, através do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia; do Dptº de Agroecologia do Instituto Federal do ES (Ifes); do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo – Cisabes; do Consórcio de Desenvolvimento do Caparaó; e da tradicional Fábrica de Pios Maurílio Coelho.
Em sua segunda edição, o FCS vai trazer a Jerônimo Monteiro, considerado o portão de entrada do Caparaó pelo sul capixaba, o biólogo Cláudio Valladares Pádua, que, juntamente com sua esposa Suzana Pádua, é considerado pela Time, uma das mais influentes revistas internacionais, como “Herói do Planeta” por sua atuação na conservação da biodiversidade.
Pádua é membro do Conselho e Coordenador de Projetos de Bioeconomia do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e Coordenador do Programa de Bionegócios na Amazônia.
Também participará do evento, como palestrante, o ex-ministro José Carlos Carvalho, que comandou a pasta do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
José Carlos também participou da primeira edição do FCS, em 2015, juntamente com o renomado economista Sérgio Besserman, que presidiu o Grupo de Trabalho da cidade do Rio de Janeiro para a Conferência Rio + 20.
Ricardo Ferraço e Victor Coelho estarão no FCS
Na esfera estadual, o vice-governador Ricardo Ferraço, já confirmou presença no evento. Ricardo, que tem visitado os municípios da região nas últimas semanas, deverá expor ao público as ações em curso e os projetos futuros do Estado voltados para o desenvolvimento do Caparaó Capixaba.
O secretário de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho, ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, também participará do evento. Victor vai falar sobre “As potencialidades e os desafios do Turismo no Caparaó”.
SERVIÇO:
2º Fórum Caparaó Sustentável
Quinta-feira (22/05)
13h00: Cerimônia de Abertura (composição da Mesa)
Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa
Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Profa. Dra. Louisiane de Carvalho Nunes
Gerente Regional do Sebrae-ES para o Caparaó – Anderson Baptista
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do ES (CISABES), prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa
Presidente do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Dito Silva
Prefeito de Jerônimo Monteiro – José Valério Binoti Neto
Vice-governador do Espírito Santo – Ricardo Ferraço
Governador do Espírito Santo – Renato Casagrande
14h30: Palestra 1
Tema: As potencialidades e os desafios do Turismo no Caparaó
Victor Coelho – Secretário de Turismo do Espírito Santo
15h00: Palestra 2 – Convidado nacional
Tema: Natureza e Território
José Carlos Carvalho – Engenheiro Florestal. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (MG), Sócio-Administrador da Seiva Consultoria e ex-ministro do Meio Ambiente
15h40: cofee brak – Laranja com Prosa
16h00: Palestra 3 – Convidado nacional
Tema: Uma trajetória de 40 anos pela Conservação da Biodiversidade
Claudio Valladares Pádua – Administrador de Empresas e Biólogo. Mestre e Doutor pela Universidade da Flórida (EUA), Professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e fundador, membro do Conselho e Coordenador de Projetos de Bioeconomia do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e Coordenador do Programa de Bionegócios na Amazônia
16h50: Palestra 4 – Oportunidades do Novo Marco Regulatório do Saneamento
Prof. Ricardo Franci – Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da UFES, especialista em Saneamento Básico
17h20: Palestra 5 – Saneamento básico, experiência de Cachoeiro de Itapemirim/ES
Flávio Galindo (BRK)
17h40 – Mesa Redonda – Sustentabilidade em Foco
Comitê de Bacia do Rio Itapemirim – Paulo Breda
Instituto Pacto pelas Águas Capixabas (IPAC) – José Arnaldo Alencar
Dptº de Agroecologia do Instituto Federal do ES (Ifes) – Prof. Mauricio Novaes
Agência de Desenvolvimento do Caparaó – Francisco Faleiro Lemos
RPPN Águas do Caparaó – Dalva Ringuier