Drogas: Allan quer usar shows para alertar jovens

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Inserir mensagens com conteúdo educativo sobre os malefícios do consumo de drogas nos ingressos de eventos realizados no Espírito Santo para o público infantojuvenil. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 125/2023, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos).

No ingresso ainda deverão ter especificados os números do Disque-Denúncia (181) e do Disque Direitos Humanos (100). A proposição leva em conta as definições de idade do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/1990) para crianças (até 12 anos incompletos) e adolescentes (entre 12 e 18 anos).

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que a medida pretende alertar sobre os riscos das drogas e que vale para eventos artísticos, culturais e esportivos de caráter público ou privado. “Os casos envolvendo o uso de drogas por crianças e adolescentes no Estado devem ser combatidos permanentemente”, salienta.

A iniciativa prevê sanções para quem descumprir os termos da possível lei: advertência na primeira autuação de infração; multa de cerca de R$ 2 mil no caso de pessoa física; e de aproximadamente R$ 4 mil para pessoa jurídica. Os valores arrecadados serão revertidos para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad) ou para Fundo Estadual para as Juventudes do Espírito Santo (Fejuves).

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação passar a valer na data de sua publicação em diário oficial. O Poder Executivo poderá regulamentar a norma no que couber.

Tramitação 

A proposta foi lida na sessão ordinária do dia 1º de março e encaminhada para as comissões de Justiça, Proteção à Criança e ao Adolescente, Política sobre Drogas, Cultura e Finanças.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas