O governador Renato Casagrande (PSB) repudiou os ataques de manifestantes contra o Supremo Tribunal Federal (STF), no sábado (13). Foram lançados fogos de artifício contra o prédio do supremo.
“O ataque ao SFT, com rojões e morteiros, por ativistas políticos, no último sábado, mostra o risco que nossa democracia está enfrentando. É preciso reagir duramente contra esses atos para que haja respeito às instituições. A democracia é um caminho difícil, mas é o único”, postou Casagrande, em suas redes sociais.
No domingo (14), o Ministério Público Federal (MPF) enviou pedido de inquérito à Polícia Federal para investigar o caso.
Em nota, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, repudiou a conduta e classificou o episódio como um ataque ao Supremo e “a todas as instituições democraticamente constituídas”.
“Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos – Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira“.