Edital para licitação do Parque da Ilha da Luz vai ser publicado em 120 dias

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Um termo de conciliação foi assinado nesta terça-feira (16) pela Prefeitura de Cachoeiro, BRK Ambiental e Poder Judiciário para a questão envolvendo a construção de um parque na Ilha da Luz. O acordo foi selado em audiência na Vara de Fazenda Pública Municipal e de Registro Público de Cachoeiro, contando com a presença de representantes das partes envolvidas.

No acordo, ficou definido que a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto do município, arcará com R$ 1,5 milhão do valor da obra, que tem orçamento em torno de R$ 5 milhões. O restante será pago pela própria prefeitura, com verba própria ou captada por outros meios.

A BRK depositará o montante em uma conta judicial, e o dinheiro será repassado para a administração municipal após a assinatura de contrato com a empresa responsável pela obra. A prefeitura deverá lançar edital de licitação no prazo máximo de 120 dias.

A construção de um parque ambiental e de lazer já está sendo preparada pela prefeitura. O planejamento prevê a criação de um espaço amplamente arborizado e com equipamentos para entretenimento familiar. Das instituições e repartições que funcionam atualmente no local, apenas a Guarda Civil Municipal (GCM) permanecerá ali – um novo prédio será construído para abrigar a força de segurança.

“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano finalizou um ótimo projeto arquitetônico, e o município reúne as condições necessárias para a execução. Com a resolução desse impasse, demos um grande passo para que, enfim, saia do papel. Nós agradecemos muito, pelo empenho, ao promotor Vagner Eduardo Vasconcelos e demais membros do Poder Judiciário, e ao diretor da BRK, Bruno Ravaglia, que colaborou muito para que o acordo fosse selado”, destaca o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro Da Vitória, que participou da audiência.

“É uma grande conquista para Cachoeiro resolver esse problema que se arrasta há mais de uma década. Poderemos finalmente dar início aos procedimentos para a construção de um parque público de lazer em nosso município, que está tão carente desse tipo de espaço”, comemora o prefeito Victor Coelho.

“Cachoeiro terá de volta uma área retirada da população há décadas por intervenções ilegítimas. Parabéns às partes envolvidas pela colaboração mútua que finalizou um processo que tramita desde 2012”, afirma o juiz Robson Louzada Lopes, titular da Vara de Fazenda de Cachoeiro.

O parque

O parque a ser construído na Ilha da Luz é baseado na ideia de promover a interação entre visitantes e meio ambiente. Entre os atrativos previstos está um mirante, para a contemplação da vista do entorno, e áreas molhadas, que permitirão a formação de lâminas d’água.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas