O planejamento para as escolas municipais em Cachoeiro foi pauta de mostra promovida, nesta semana, para todos os municípios capixabas, em Vitória, durante o primeiro encontro de trabalho no ano para a área, promovido pelo governo estadual.
O município relatou a experiência na reorganização da rede, já em andamento, com base no Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Cachoeiro aderiu ao Paes em julho último e, para o planejamento, conta com o apoio do Instituto Natura.
Foram enfatizados os estudos promovidos em 2017 voltados, principalmente, a iniciativas a serem aplicadas neste ano. Uma delas é a transferência gradativa de turmas de 6º ao 9º ano, da rede municipal para a estadual. Há migração também no sentido inverso, com turmas do 1º ao 5º.
O encontro ocorreu no bairro República, nesta terça-feira (16), e contou com a participação do secretário de estado da Educação, Haroldo Rocha. Alegre e Itarana também apresentaram ações desenvolvidas no ano passado.
“Nossa equipe teve a chance de expor o amplo apoio que o prefeito Victor Coelho tem dado a essa reorganização, por entender a importância de melhorar a aprendizagem dos alunos a partir do planejamento de rede. Só teremos êxito com o Paes se, de fato, secretários municipais, prefeitos e superintendências entenderem que todos são responsáveis pelo sucesso do pacto e da aprendizagem dos alunos”, avalia a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.
Pacto prevê unificação e mais suporte
Dentre os debates no evento, tiveram destaque o fortalecimento da aprendizagem, por meio de estratégias que incluem a unificação do material didático, para estado e municípios, o apoio à gestão e os processos de subvenção e suporte.
“Sabemos do grande desafio que é a educação básica. A escola tem que mudar. O regime de colaboração vem para tratar cada local de forma individual, pois sabemos que em cada município há uma situação diferente”, explicou Haroldo Rocha.
Entre outras propostas do Paes estão maior acompanhamento desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre as redes estadual e municipal.