Os educadores da rede municipal de Atílio Vivácqua irão para rua protestar pelo direito ao reajuste salarial anual, diante da garantia assegurada por lei federal. O manifesto ocorrerá nesta terça-feira (26) na praça em frente à rodoviária, com apoio do Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).
A principal reivindicação é o cumprimento da Lei Federal 11.738 – Piso Salarial Profissional Nacional. Essa lei, segundo eles, foi aprovada em 2008 e determina aos municípios a aplicação de reajuste anual como medida de valorização profissional.
O protesto foi aprovado durante assembleia da categoria realizada no último dia 16 na escola municipal Ana Busato. Os profissionais alegam que há morosidade por parte da prefeitura para resolver a questão e que também haveria tratamento diferenciado na aplicação do percentual de reajuste entre os servidores de níveis de carreira distintos.
As solicitações, de acordo com o Sindiupes, foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação no dia 20 deste mês. Devido ao horário que este veículo recebeu a informação, não foi possível o contato com a prefeitura.