Ainda falta muito para atravessar mais um ano de extremas dificuldades econômicas e de saúde; o que dirá para as eleições de 2022. Porém, num país onde os pleitos acontecem de dois em dois anos, a construção eleitoral é ininterrupta. E isso não é diferente em Cachoeiro de Itapemirim.
A sessão ordinária da Câmara Municipal desta semana mostrou a presença das eleições de 2022 e parte do seu tabuleiro. O discurso feito pelos vereadores Allan Ferreira (Podemos) e Silvinho Coelho (Republicanos) reafirmaram as suas participações na disputa.
Allan e Silvinho se articulam para concorrer a duas das 30 cadeiras na Assembleia Legislativa. No entanto, o tom do discurso dos vereadores deixou claro que, apesar de serem da base aliada, não terão o apoio pretendido do governo local.
O que imperou nos discursos foi o fato de alguns vereadores não serem convidados na visita de obras em suas bases eleitorais, o que os deixaria somente com o ônus da cobrança popular e distantes da ‘oficialização’ da resolução.
A participação de Ferreira no pleito não é novidade. Ainda em janeiro, em entrevista ao Em Off Tv, ele afirmou que não tentaria novo mandato no legislativo municipal e que o objetivo era a Assembleia Legislativa. Em 2020, ele mais que dobrou a sua votação ao ser reeleito vereador: foram 1.041 votos em 2016 e 2.096 ano passado.
Já Silvinho Coelho foi reeleito, porém com 247 votos a menos. Em 2016, ele foi o mais votado com 2.054 votos.