Está marcada para o dia 23 de março a eleição de representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro no biênio 2019-2021.
A reunião para votação será às 10h, no Teatro Municipal Rubem Braga, Centro. Na ocasião, os representantes dos segmentos artísticos presentes deverão se organizar para apresentar seus respectivos candidatos, que devem ser maiores de 18 anos de idade. Poderá votar qualquer pessoa maior de 16 anos.
O conselho, por meio de reuniões periódicas, colabora para a gestão das políticas públicas culturais da cidade. É constituído pelos setores da sociedade civil ligados à cultura, atuando na elaboração, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura.
É formado por 14 membros titulares e suplentes. Destes, seis são representantes da prefeitura e oito da sociedade civil, divididos em segmentos artísticos e culturais como literatura, teatro,
cinema, vídeo e cultura digital, cultura popular, música, dança e artes plásticas, fotografia, artesanato e colecionadores.
De acordo com Valquíria Volpato, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no conselho, a participação da sociedade garante não só aos indivíduos, como também a grupos e associações, o direito à representação política, à informação e à defesa de seus interesses, os possibilitando a atuação na gestão dos bens e serviços públicos oferecidos na área cultural.
“É fundamental que a classe artística se reúna e queira participar, efetivamente, das políticas públicas de cultura e o conselho é o fórum legítimo para o debate e proposituras. Precisamos manter essa estrutura sólida, interessada e participativa”, frisa.
“É importante que a sociedade artística de Cachoeiro se organize, a fim de requerer a sua representatividade dentro do Conselho de Política Cultural, que é um lugar de fala junto ao poder público, para expressar seus interesses”, comenta o presidente do órgão, Matheus Rocha.