A advogada cachoeirense Fayda Belo foi selecionada a participar do curso de formação para pré-candidatas à vereadora e prefeita, organizado pelo Instituto Alziras e pela Fundação Konrad Adenauer. O evento virtual é intitulado “Mais mulheres nas eleições municipais: desafios e estratégias em tempos de pandemia para fortalecer candidaturas de mulheres no próximo ciclo eleitoral”, e acontece neste mês de julho.
O curso, que tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU Mulher), conta com a participação de mais de 1,8 mil pré-candidatas de 31 partidos políticos pelo Brasil afora. As aulas, conduzidas por especialistas, têm conteúdo inédito, tais como a comunicação e redes sociais, planejamento de campanha, direito eleitoral e violência política de gênero.
“Tal curso tem por objetivo capacitar e formar novas lideranças femininas para ocuparem cargos públicos, visando não apenas maior inclusão da mulher nos espaços de liderança e nos cargos eletivos, mas também que essas mulheres estejam capacitadas e aptas a ocuparem tais espaços”, disse Fayda, que é pré-candidata a prefeita de Cachoeiro de Itapemirim.
“Fiz a inscrição sonhando com a aprovação. Agora, aprovada, dou início à concretização do sonho. Sigo firme no intento de colaborar, aprender, crescendo sempre, pois o conhecimento é a nossa maior riqueza”.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada recentemente pela Instituto Alziras, que ouviu 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política em sua trajetória, têm mais anos de estudo do que os prefeitos homens e superam desafios em municípios pequenos e sem recursos.
Instituto
O Instituto Alziras é uma organização que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na política. Para isso, entendemos ser fundamental compreender as experiências das mulheres na política municipal, pois ela é a porta de entrada e a base da construção de parte significativa das carreiras políticas.