A partir do dia 5 de maio serão conhecidos os candidatos que concorrerão às eleições suplementares para prefeito de Itapemirim, no litoral sul do Espírito Santo. E já no dia 6, terá início à propaganda eleitoral dos concorrentes. O pleito se tornou possível após a cassação dos mandatos do prefeito eleito em 2020, Thiago Peçanha Soares, e do vice, Nilton Cesar Santos, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir da sexta-feira (6), estão permitidas proganda eleitoral na internet; alto-falantes ou ampliicadores de som das 8h às 22h; comícios das 8h às 24h; distribuição de material gráfico, caminhada, carreata e passeata até às 22h do dia 4 de junho.
Ainda depois da referida data os nomes de todos os candidatos deverão ser incluídos nas pesquisas realizadas com a apresentação da relação ao entrevistado. E não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
Já no dia 19 de maio, 17 dias antes do pleito, terá início à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, se couber. O período para as convenções partidárias para deliberar sobre as coligações e a escolha de candidatos foi entre os dias 25 e 30 de abril.
Cassação
Thiago Peçanha Soares e Nilton Cesar Santos foram cassados pelo TRE-ES por abuso de poder político e conduta vedada após distribuição gratuita de bens, nomeações e contratações exageradas de servidores comissionados e estagiários, bem como por veiculação de publicidade institucional em período vedado. Além da perda do mandato, Thiago Peçanha fica inelegível pelo período de oito anos.