Dois nomes alinhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), articulam-se para ter musuculatura para disputar o governo do Estado do Espírito Santo em outubro de 2022. São eles o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal Evair de Melo (PP), e o ex-deputado federal Manato.
O nome de Manato, até por ter disputado o pleito em 2018, está mais explícito para a missão. Já o Evair é trabalhado nos bastidores – pra fora, ele ressalta a reeleição e até expressa a vontade de presidir a Câmara dos Deputados em uma provável recondução ao cargo através das urnas.
No entanto, com os dois nomes na mesa para fazer o enfrentamento com o atual governador Renato Casagrande (PSB), a decisão de quais dos dois fará o palanque bolsonarista no Espírito Santo será do próprio Bolsonaro.
Enquanto Manato não esconde seu propósito eleitoral, Evair deixará para anunciar seu futuro eleitoral até abril de 2022: reeleição, Senado ou governo do Estado. Ele aguarda a filiação do presidente, que, segundo ele, pode retornar ao PP – partido do qual fez parte por quatro legislaturas.
Há pouco tempo, a imprensa nacional divulgou que o PP não teria interesse em filiar novamente o presidente da República. Evair de Melo nega a informação e afirma que as conversas estão avançadas. “Ninguém se perde no caminho de volta”.
“Estou aguardando a filiação de Bolsonaro. Assim que ele decidir, iniciará os arranjos. Aqui (no ES), ele será o grande maestro, não cabe vaidade pessoal. Vamos sentar e conversar para identificar o projeto que será melhor para o Espírito Santo. Eu estarei no palanque que vai trabalhar para a reeleição do presidente”.