Em 135 anos, Raiar da Liberdade fica sem apoio do governo nesta edição em Monte Alegre

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Raiar da Liberdade Vargem Alegre 2025 - Foto Luan Volpato (4)_Easy-Resize.com

O Raiar da Liberdade, que acontece há 135 em um dos mais antigos e tradicionais quilombos de resistência do Espírito Santo – Monte Alegre, localidade de Cachoeiro de Itapemirim -, será realizado no dia 17 deste mês, porém sem nenhum apoio do poder público, como ocorria em outras edições.

Em 2024, o evento foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), passando a ficar inscrita no Registro de Bens de Natureza Imaterial do Estado do Espírito Santo.

A mestra Maria Laurinda, reconhecida como Patrimônio Vivo de Cachoeiro, lamenta o fato.

 

“Logo este ano, em que o governador Casagrande reconheceu nossa festa como patrimônio, não conseguimos recursos do governo. Mas não desistimos, e faremos nossa festa assim mesmo. Temos muitos amigos que estão nos ajudando com doações, e agradeço a todos eles pela contribuição. Nossa festa será linda!”.

 

A reportagem fez contato com a prefeitura de Cachoeiro, que respondeu a questão da falta de apoio ao evento através de nota. “A solicitação de apoio não chegou a tempo da realização da tramitação legal na Secretaria Municipal de Cultura”.

A partir das 18h, a comunidade recebe o público para apresentações de diversos grupos de patrimônio imaterial, como a charola de São Sebastião, o bate flechas, a folia de reis e o caxambu.

Quem recebe os visitantes é o grupo Santa Cruz, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro, desde 2005, e que é comandado pelas mestras Maria Laurinda, Adevalmira, Zeli, Neuza e Geralda.

A realização da festa se dará apenas por doações e contribuições voluntárias de apoiadores, tanto pessoas físicas como jurídicas – como é o caso do Instituto de Preservação do Patrimônio Imaterial Ádapo, que organiza a festa deste ano, juntamente com a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.

Além das apresentações de grupos, a programação da festa também conta com a feijoada comunitária, que é um ponto indispensável no Raiar. O evento é gratuito e aberto à visitação do público em geral.

 

Como chegar ao Quilombo Monte Alegre

Siga pela BR-482, no sentido Cachoeiro x Alegre. Vire à direita no trevo de Burarama. Após passar pela sede do Incaper, vire à direita em uma estrada não pavimentada (há uma placa indicativa neste ponto) e continue seguindo por mais 8km nessa mesma estrada, que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba, até chegar ao quilombo. A localização no Google Maps é https://goo.gl/maps/QKeE8Y9ufkq7PrZw8.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Morre Pepe Mujica

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda latino-americana José