Vários municípios da região Sul do Espírito Santo estão sofrendo com enchentes e alagamentos nessa semana. A forte chuva vem causando uma série transtornos, com prejuízos que ainda estão sendo contabilizados. E são justamente as enchentes que aumentam o risco de doenças infecto-contagiosas ocasionadas pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.
A dermatologista Roberta Goltara, que atende na Dr. Clinic em Cachoeiro de Itapemirim, faz o alerta para alguns cuidados. Ela enumera algumas doenças que podem surgir após o contato com a água contaminada.
“Em alguns casos pode acontecer de a pessoa contrair a leptospirose: surgimento de manchas vermelhas na pele sete a 15 dias após contato com água contaminada por urina de rato. É potencialmente grave e pode levar a morte; Micoses superficiais; e impetigo (infeção bacteriana)”, destacou a médica.
Ela alertou para alguns cuidados que devem ser tomados, caso a pessoa tenha tido contato com água de enchentes. “Fique atento para sinais de doenças de pele e doenças sistêmicas. Toda região do corpo exposta está susceptível a infecção, o risco é maior em pele previamente lesionadas. Não se exponha a água contaminada, principalmente se existir alguma lesão de pele prévia”.
E finalizou: “se a exposição ocorrer deve-se lavar bem todos locais que entraram em contato com essa água e/ou lama com água corrente e sabão, com isso a gente diminui o tempo de exposição e consegue minimizar o risco de infecção”.