Na próxima semana, começam a ser distribuídos aos contribuintes de Cachoeiro de Itapemirim os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018. O ponto de partida será nos bairros Centro, Guandu, Independência e Ibitiquara.
Para o trabalho de entrega, organizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), estão escalados 27 servidores. Divididos em dois grupos, cada qual com um coordenador, eles vão percorrer, no total, 65 bairros e nove distritos.
Os contribuintes que não conseguirem receber os carnês (por não estarem em casa no momento da entrega ou outro motivo) poderão retirá-los a partir de abril, na sede da Semfa, que fica na rua 25 de Março (em frente ao Shopping Cachoeiro), Centro, e funciona das 12h às 17h.
No entanto, para quem quiser efetuar o pagamento antes desse mês, a segunda via do documento pode ser emitida pela internet, por meio da Cachoeiro Agência Virtual, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).
Desconto
Para pagamento à vista, o contribuinte terá três opções de vencimento e desconto, sendo que a primeira cota única vencerá na semana de 16 a 20 de abril, com 15% de desconto. As outras duas cotas únicas terão vencimento em maio e junho, com descontos de 10 e 5%, respectivamente.
Quem não puder quitá-lo poderá optar pelo parcelamento. No próprio carnê já foi impresso o valor anual dividido em quatro parcelas iguais e consecutivas, e a primeira vencerá no mesmo dia da primeira cota única.
Estipulada de acordo com o bairro em que está localizado o imóvel, a data de vencimento pode ser consultada no próprio carnê ou, ainda, no calendário tributário deste ano, também disponível na página Cachoeiro Agência Virtual.
Isenção de cobrança sobre terraços simples
A partir deste ano, a prefeitura de Cachoeiro deixa de fazer a cobrança de IPTU sobre terraços simples (sem benfeitorias) em imóveis do município. A novidade resulta de uma mudança no Código Tributário Municipal realizada no fim do ano passado, em atendimento a uma reivindicação dos contribuintes cachoeirenses.