A escola de Novo Horizonte por meio do seu corpo técnico e docente, juntamente com a Secretaria de Educação, está iniciando projeto piloto sobre moralidade, auto regulação e gestão democrática.
Partindo do anseio dos profissionais da escola em tentar transformar o ambiente escolar em um local mais justo, cooperativo, respeitoso e ético, a escola de Novo Horizonte vai implantar em sua rotina as assembleias de escolares.
Semanalmente os alunos elaborarão pautas, discutirão e ajudarão a solucionar problemas coletivos e vão propor novas regras, sempre pautadas nos princípios do respeito, da justiça e da ética.
Além das assembleias, a escola estuda implementar também círculos restaurativos de vínculos, com mediação de conflitos realizados pelos próprios alunos da escola. Estas novas práticas buscam melhorar o ambiente escolar e o ambiente sócio-moral, diminuir as indisciplinas e incivilidades, auxiliar os alunos no processo construção de valores e autonomia. O projeto está em fase de discussão e implantação e deve iniciar ainda no mês de agosto.