O uso do medicamento cloroquina é utilizado pelo governo do Espírito Santo no combate ao coronavírus desde o início da pandemia da doença. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, que falou durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18). Porém, a utilização só não ocorre em pacientes com sintomas leves.
“Não é assunto para polêmicas políticas. Usamos a cloroquina nos pacientes que têm indicação de internação nas UTIs e unidades hospitalares. Não há evidência científica suficiente para usar em pacientes com sintomas leves”, explicou.
Segundo o secretário, nesse segundo cenário, é comum que 80% das pessoas que tiveram contatos com a doença, e sob poucos sintomas, sigam para a cura através do repouso, isolamento social e demais medidas inerentes ao caso. Ele afirma que a doença se autolimita.
“O governo do Estado adota a ciência como diretriz para as ações. Quando houver evidências científicas seguras que orientem para o uso da cloroquina em casos leves, com toda a segurança para o paciente, iremos utilizar”.