Mais 120 leitos de isolamento, em função da pandemia do coronavírus, serão contratados pelo governo do Estado até o dia 15 deste mês. O Espírito Santo tem 70,36% de leitos de UTI e enfermarias ocupados; o índice da região sul do Estado, que conta com três hospitais de referência, é de 77%.
“Até o próximo dia 15, será definida a contratação nas redes privada e filantrópica de mais 120 leitos de isolamento, sendo 60 de UTI’s e 60 de enfermarias. A Sesa ainda trabalha com a previsão de entrega de mais 160 leitos fruto de obras na rede própria até o final deste ano – leitos que poderão ser disponibilizados para paciente Covid-19 em caso de ascendência da curva”, informou a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ainda não se sabe quais os hospitais que serão contratados.
Em julho deste ano, o governo do Estado iniciou a migração de leitos antes destinados para casos de coronavírus para outras especialidades médicas. Com isso, o índice entre 70 e 75% se tornou a faixa de segurança para as decisões quanto à reversão do perfil dos hospitais.
À época, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que somente uma nova onda de casos que possa elevar a pressão por serviços hospitalares será capaz de provocar a mudança no perfil das unidades.
Em todo o estado, existem 830 leitos para casos de Covid-19, sendo 407 de UTI e 423, de enfermaria. Desde o início da pandemia, 164.659 casos foram confirmados, 151.813 se curaram e 3.953 morreram.