Evangélicos põem fé nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
capa1

O crescimento no número de evangélicos no Brasil é uma realidade. O fato é comprovado por levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os valores da religião ascenderam, até mesmo, ao cenário político nacional contribuindo, de certa forma, para o êxito eleitoral de Jair Bolsonaro (PSL), diplomado como presidente da República para assumir a próxima legislatura. Isso, porque, o político, enquanto candidato, assumiu algumas bandeiras exclusivas dos evangélicos.

Os estudos periódicos do IBGE, que mostram as tendências estatísticas, preveem que até 2020 o Brasil não tenha mais a maioria da população católica. E com o país conectado, em escala considerável, nas redes sociais e com a adesão dos evangélicos a este meio de comunicação as antevisões técnicas podem se consolidar.

Em junho deste ano, o IBGE divulgou, com base no Censo 2010, que o número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 por cento em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis. E as redes sociais é vista, por esses cristãos, como meio de ampliar a propagação da fé.

Matéria publicada pela Folha de São Paulo em outubro de 2017 trouxe que a igreja Universal do Reino de Deus já refletia a temática, inclusive com a seguinte indagação no site do império religioso do bispo Edir Macedo: “Como Jesus usaria as redes sociais?”: “Talvez, Ele postasse fotos da multidão reunida ao Seu redor, Seus milagres e até citasse as parábolas que já lemos no Novo Testamento.”.

Na mesma publicação, a editora de ‘Digital Religion: Understanding Religious Practice in New Media Worlds’ (Routledge, religião digital: compreendendo a prática religiosa do mundo das mídias sociais), Heidi Campbell, disse que “denominações, agora, até treinam missionários on-line, mesmo as mais tradicionais”.

Cachoeiro

Leidiane Terra, de 17 anos, é missionária e reúne centenas de pessoas nos seus cultos on-line

Em Cachoeiro de Itapemirim, há um exemplo da utilização das redes sociais neste sentido. Trata-se da missionária Leidiane Terra, de apenas 17 anos, com o projeto ‘Resgatando Almas’. A pouca idade contrasta com o seu poder de oração e mais ainda com o público de fieis – ela já chegou a reunir on-line, na tela do computador ou de celulares: até 1 mil pessoas. Os compartilhamentos ultrapassam essa milhar.

Para acessá-la, basta clicar aqui. Ela também tem canal no Youtube e no Instagran: @leidi_tera. A reportagem do site Em Off fez entrevista com Leidiane sobre o tema. Confira abaixo:

 

– Em Off Notícias: Quais são os pontos positivos de levar o evangelho através das redes sociais?

Leidiane Terra: Como ponto positivo, é que almas que estão abatidas e tristes encontraram no vídeo uma palavra profética de ânimo e força. Resumindo: almas se rendem aos pés do Senhor.

– Acredita ter convertido pessoas pela internet?

Sim, muitas almas convertidas e que contam testemunhos.

– Qual a média de público atualmente nas transmissões ao vivo?

Depende muito do dia e horário e da disponibilidade das pessoas. Já acostumei com um público de 1 mil pessoas; atualmente, umas 300 a 500.

– Quais os dias e horários?

Segunda a sábado, consagração da manhã às 10h. Segunda e sexta, culto ao vivo às 22h.

– Como teve a ideia de pregar pelas redes sociais e como foi o começo?

A ideia de pregar pelas rede sociais foi da minha mãe, que sempre me apoiou e que está sempre ao meu lado. O começo de tudo foi bem difícil, pois comecei com um público bem pequeno: cerca de 15 pessoas. Porém, persisti, com um propósito de ganhar mais almas.

Leidiane ao lado da mãe, a também missionária Jordana Jesus Terra

 

– O fato de ser nova e, por isso, mais relacionada com as novas tecnologias contribuiu para utilizar a internet para propagar a fé?

Sim, contribuiu e muito. E a cada inovação de tecnologias, mais ideias novas eu possuo para ajudar todas as pessoas pela internet.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova