As contas referentes ao exercício de 2018 do então prefeito de Muqui, Renato Prucoli, foram aprovadas pela Câmara Municipal. A votação aconteceu no dia 17 de fevereiro e o documento foi recebido pelo ex-gestor nessa segunda-feira (1º).
“Com muita satisfação e sentimento de dever cumprido, recebo do presidente da Câmara Municipal de Muqui o decreto de aprovação das minhas contas referente ao ano de 2018”, disse Renato em suas redes sociais.
“A aprovação vem reafirmar a honestidade e responsabilidade que tive na gestão pública, buscando desenvolvimento em todas as áreas no município, com investimentos em saúde, educação, infraestrutura, cultura e com responsabilidade fiscal que são os pilares de sustentação para um desenvolvimento contínuo. Agradeço a todos que juntos fizeram parte desta conquista”.
Recurso após rejeição no TCES
Em julho de 2020, o Tribunal de Contas do Estado Espírito Santo (TCE-ES) recomendou a rejeição referida Prestação de Contas Anual (PCA). Para o tribunal, ficou demonstrada inconsistência no resultado financeiro dos valores recebidos a título de compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural.
No entanto, o ex-prefeito Renato Prucoli recorreu da rejeição e conseguiu reverter a recomendação do tribunal para a aprovação de sua contas de 2018, conforme afirmou ao site Em Off Notícias. “Foi uma divergência entre fichas e fontes financeiras, questão técnica de contabilidade. Mas, tudo foi resolvido”, esclareceu Prucoli.