A prefeitura e o Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim já começaram a preparar a terceira edição da ExpoSul Rural, que será realizada entre 10 e 14 de abril, no Parque de Exposição do município. As novidades da maior feira do agronegócio do Espírito Santo, que agora integra o Calendário Oficial de Eventos do estado, foram apresentadas à imprensa e aos expositores durante um café da manhã nesta quarta-feira (28), no Cecapeb, em Morro Grande.
O prefeito Victor Coelho fez a abertura do encontro e disse que a Exposul 2019 será o resultado de um grande encontro de pessoas, associações e sindicatos, dentre outros segmentos que apoiam eventos voltados para o agronegócio.
“A simbiose entre todos os parceiros envolvidos ratificam a importância de uma feira que começou pequena, mas que se tornou um evento de negócios e integração regional que reúne as principais cadeias produtivas rurais de 29 municípios da região sul do Espírito Santo”, frisou.
O presidente do Sindicato Rural, Wesley Mendes, destacou que, para os produtores rurais, técnicos e estudantes do setor, “o evento é a principal oportunidade de debater os grandes temas do momento e ver de perto novas tecnologias e as mais modernas soluções em aumento de produtividade com preservação dos recursos naturais e rastreabilidade”.
Entre as novidades da próxima edição estão a ampliação de uma para quatro as entradas na feira, leilão de gado de corte e o aumento da área reservada à ‘fazendinha’, com inclusão de espaço para lago e criação de peixes, por exemplo, oferecendo ao público a chance de contato com a vida no campo. Os organizadores também estudam a possibilidade de realizarem um leilão em prol do setor de oncologia do Hospital Evangélico.
Em 2017, a ExpoSul alcançou um público de cerca de 40 mil pessoas e movimentou montante na ordem de R$ 5 milhões entre vendas feitas dentro do evento e outras fechadas após a sua realização.
“Nosso desafio, agora, é inserir a ExpoSul no calendário nacional de eventos do agro, aumentando a projeção de Cachoeiro e fortalecendo a feira como espaço de apresentação das inovações e tecnologias do setor”, disse o secretário municipal de Agricultura, Robertson Valladão.