Fantasias transformam dentistas em ‘ídolos’ das crianças em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Muito mais do que uma atividade social, o projeto ‘Odontoativa’ quebra paradigmas em Cachoeiro de Itapemirim: minimiza o medo das crianças de tratamento dentário. Isso, porque os profissionais percorrem escolas e bairros, a bordo do trailer, vestidos de fantasias de personagens infantis. Já foram realizados mais de 2 mil atendimentos.

Para proporcionar todo esse ambiente de encanto, a ideia só poderia surgir mesmo do amor de mãe para filha. “Fui fazer balé junto com minha filha, na época com 4 anos, para melhorar a desenvoltura corporal dela. Cheguei a participar de uma apresentação, com uma linda fantasia. Depois disso, resolvi levar a fantasia para o consultório para minimizar o medo de dentistas das crianças”.

A declaração é da especialista em odontopediatria Larissa Patrão, que, na infância, não gostava muito de dentista. “Isso a inúmeras frustrações. Mas, percebi que podia fazer diferente se um dia eu estivesse dentro da profissão”. Larissa se formou em 2000 na Universidade Federal Fluminense, de Nova Friburgo (RJ), trabalhou no Rio de Janeiro e em Vitória (ES). O retorno a Cachoeiro aconteceu em 2005.

Larissa Patrão é especialista em odontopediatria

“A fantasia era azul e adicionei uma peruca vermelha. Daí, nascia a ‘Ariel’ – personagem da Disney. Foi um sucesso! As crianças se encantavam e se envolviam; muitas das vezes, eu era confundida com ela”, lembra.

As opções foram aumentando. “Eu também precisava encantar os meninos e surgiram outros grandes personagens, como Capitão América, Frozen, Branca de Neve, Homem Aranha, dentre outros”. Com a necessidade de utilizar o jaleco, esses também foram estilizados.

Mobilidade

No início da profissão, Larissa Patrão atuou no trailer do então secretário de Saúde do município, Glauber Coelho – falecido em 2014. “Eu queria dar mobilidade a esses atendimentos. Tentei reabilitar o antigo trailer; porém, não estava em bom estado de uso. Na insistência, surgiu a Rochativa em minha vida. O meu sonho também era o deles”.

Segundo ela, o Sicoob Credirochas adquiriu um trailer e o projeto Rochativa, mantém. “Consigo ir às comunidades, escolas, praças públicas junto de uma equipe linda e qualificada, formada por seis dentistas e uma atendente. Assistimos aos mais necessitados, sem qualquer distinção”. Os outros profissionais dentistas são Letícia Fontoura, Ana Carolina Grafanassi, Ranaira Sines, Renata Oliveira e Júlia Zancheta.

Eles também participam do projeto Transforma Cachoeiro

Ações

As ações sociais acontecem aos sábados; já ocorreram em escolas, em parceria com a Santa Casa Cachoeiro e também com o projeto Vilagindo, no Village da Luz. “Com muita alegria e satisfação, o principal objetivo do projeto está sendo alcançado. O carinho e os abraços que recebemos não têm dinheiro que pague. Esta sim é a nossa missão aqui na terra. Afinal, somos todos iguais e acredito que gentileza sempre gera gentileza”.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas