Fayda Belo é a peça que demoraram a enxergar no tabuleiro eleitoral

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Certificada pelo jurídico do Progressistas que está apta a participar das eleições de 2020, a advogada Fayda Belo, pré-candidata a prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, é o nome que pode ser a terceira via ou, até mesmo, destacar-se entre aqueles que buscam a polarização com o prefeito Victor Coelho (PSB). Quem diz isso são os números.

E a projeção só depende de um trabalho qualificado e pontual assim que a campanha for para rua. Até porque, o que foi feito até então garantiu resultado que a torna competitiva, considerando que esta será ainda a sua segunda participação em um pleito.

Em pesquisa realizada nos dias 27 e 28 de agosto e publicada recentemente pelo jornal Aqui Notícias, Fayda, com 4,25% das intenções de voto, aparece à frente da vereadora Renata Fiório (PSD) – 2% -, do ex-vereador Fabrício do Zumbi (PDT) – 3,5% – e do aliado político Diego Libardi (DEM) – 2,5%. Este último conta com o apoio e a imagem do ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço.

Não há como ignorar o desempenho de Fayda. E levando em conta a margem de erro da pesquisa de 4,9%, ela está na faixa de aproximação do vice-prefeito Jonas Nogueira (PL) – 7,5%.

Fayda tem uma ‘militância silenciosa’, porém eficiente em seu em torno. É um jeito diferenciado de chegar no eleitor, sem os tradicionais alardes; talvez, seja por isso que o mercado político ou outros observadores demoraram a detectar a ‘presença’ dela no tabuleiro eleitoral.

E sobre a sistemática diferenciada de Fayda basta lembrar das eleições de 2018. Candidata a deputada federal, estreiando na política, ela obteve 5.544 votos em mais de 20 municípios capixabas. Em Cachoeiro de Itapemirim, chegou a 4,4% dos votos válidos, o equivalente a 3.906 sufrágios. Foi a quarta melhor votação no município.

Claro que o cenário ainda é embrionário, já que estamos há dois meses das eleições. Ainda assim, a crônica numérica eleitoral poetiza que o atual cenário pode ser otimizado. E, sem dúvidas, não deve faltar empolgação entre os progressistas.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto e foram entrevistados 400 eleitores. A amostra foi calculada usando um nível de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 4.9 pontos percentuais. O estatístico responsável é Miriam Aparecida Ignácio Almeida, CONRE 7955, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-01361/2020.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas