A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim vai lançar um projeto para reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.
A Fazenda Agroecológica, de propriedade da Santa Casa e localizada em Monte Líbano, vai produzir hortaliças, frutas, criação de gados, aves, peixes e até abelhas.
Além do hospital, o espaço também vai abastecer com alimentação o Lar de idosos Adelson Rebello Moreira e Santa Casa Filial Castelo.
Nesta quinta-feira, o superintendente da Santa Casa, pe. Evaldo Ferreira, esteve no local para participar da primeira colheita de hortaliças produzidas na fazenda.
“Essa produção vai causar um impacto muito grande no hospital e vamos trabalhar em mutirão, junto com poder público e voluntários. Além de impactar na economia da instituição, também vai atender nosso público com mais qualidade na alimentação”.
Outro diferencial é a forma com que os alimentos serão cultivados. Segundo o gerente de Relações Institucionais do hospital, responsável pelo projeto, Sérgio Mariano, a Fazenda será toda sustentável.
“Os alimentos serão cultivados sem agrotóxicos e tudo será reaproveitável, uma vez que os produtos serão destinados para pessoas com a saúde debilitada”.
A Fazenda também está sendo preparada para receber visitações e ofertará futuramente trilhas ecológicas e um acervo histórico da Santa Casa.