Fecomércio-ES apresenta câmara empresarial com ações para fortalecer o turismo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Com o objetivo de contribuir ativamente para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, a Fecomércio-ES apresentou, nesta quarta-feira (14), a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O evento contará com a presença de Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da CNC.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou a alegria de receber as lideranças do turismo para tratar do assunto, que é de interesse de toda a sociedade. Ele acredita que o Estado precisa de mais divulgação e tem potencial para atrair cada vez mais visitantes. “A mão de Deus foi generosa com nosso Estado, a cultura e a identidade que a nossa população criou, é um conjunto importante para o turismo”.

De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. Os 23 membros que tomarão posse no evento são representantes dos diversos setores ligados à atividade turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

Com José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo, a CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES.

A câmara também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis; vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

Entre as propostas, os membros da CET-ES já sinalizaram, em primeira reunião no último dia 06, a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; também a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao crédito”, pontua Buffon.

O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET-ES fortalece a representatividade da Fecomércio-ES no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a qual a Fecomércio-ES faz parte. “Foi esse projeto que fez com que o tema tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegassem a iniciativas regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor”.

Outra iniciativa que a Federação integra é a Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, que reúne um time de especialistas, entidades e o Governo do Estado em debates constantes para reflexão sobre as barreiras existentes no setor de turismo do Estado e as ações para desenvolvimento da pauta, que incluem promoção e comercialização do destino ES, qualificação de colaboradores e empreendedores, investimentos em infraestrutura turística e projetos de governança.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou a alegria de receber as lideranças do turismo para tratar do assunto, que é de interesse de toda a sociedade. Ele acredita que o Estado precisa de mais divulgação e tem potencial para atrair cada vez mais visitantes. “A mão de Deus foi generosa com nosso Estado, a cultura e a identidade que a nossa população criou, é um conjunto importante para o turismo”.

O secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das instituições para o segmento. “É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo do estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”.

Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES)

  • Conta com 23 membros, entre empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros
  • A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação, unindo setores privados e políticas públicas para propor ações que vão desde a melhoria da infraestrutura, qualificação profissional e promoção, até incentivos aos empreendimentos
  • Além disso, serão propostas ações como a preparação dos destinos para receber os turistas e oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo
  • A câmara vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança
  • A proposta inicial é que os membros da CET se reúnam uma vez por mês. Esse prazo será estendido para quatro vezes por ano, quando os trabalhos já estiverem consolidados
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Vintage Burger: o melhor estilo para a sua fome 

Não é de hoje que o mercado de hambúrguer artesanal cresce consideravelmente no Brasil. E