Feira da Bondade 2018 fará homenagens

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Com o tema “Tempo de Doar”, a 35ª edição da Feira da Bondade deste ano homenageia a idealizadora do evento, a ex-primeira-dama da cidade, Eloísa Valadão.

O evento acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, no Parque de Exposições do Aeroporto e contará com grande número de entidades. A temática escolhida se refere ao conceito de doação pessoal em todos os sentidos. Tanto na entrega de algo material, como na dedicação do tempo a uma atividade para o bem ao próximo.

Considerada como um evento já tradicional do município, será lançado um selo comemorativo em sua abertura. Como em todas as edições, a feira tem apresentado um grande número de público e de instituições participantes. Para este ano, cinquenta entidades filantrópicas de Cachoeiro estão confirmadas, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Durante os três dias de festa, os visitantes contarão com os estandes de gastronomia, artesanato e enfeites variados trazidos para comercialização pelos expositores, parque de diversões e shows. Toda renda arrecadada é revertida para a manutenção e ações das entidades participantes.

 Homenagens

A frente da organização, como é tradição da festa, a primeira-dama Keila Vetoraci sugeriu que Eloísa Valadão, ex primeira-dama, fosse homenageada nesta edição por ser a idealizadora da Feira da Bondade.

“Como a Feira da Bondade está no seu 35º aniversário, e por ser um número expressivo, lembramos de Dona Eloísa com carinho pela sua coragem e dedicação a este evento. Nos alegramos quando fomos conversar a respeito da homenagem e ela aceitou . Foram momentos agradáveis ouvindo suas experiências a frente da feira e suas ótimas memórias sobre o evento. É uma homenagem merecida e faremos uma linda festa para que ela se orgulhe”, contou Keila.

Eloísa Valadão, com muita simplicidade, ficou muito satisfeita em saber da homenagem e disse não ser mérito só dela. Mencionou sobre quando surgiu a ideia, o motivo da feira e do início desafiador.

“A feira foi criada quase que como uma brincadeira. Em Vitória, eu visitava algumas nesse formato com barraquinhas e eu achava interessante. Pensei em fazer algo parecido aqui em Cachoeiro. Então queria um evento em que desse a oportunidade de muitas pessoas participarem e também as entidades, já que sozinhas, não conseguiriam organizar toda a estrutura necessária. Com o apoio da prefeitura, seria mais viável. No começo foi difícil, até que as entidades comprassem a ideia”, contou.

A ex-primeira dama revelou, ainda, que foi até em estabelecimentos da cidade para pedir madeiras velhas para a montagem das barracas. Na primeira edição eram seis, no outro ano quatorze e esse número foi aumentando.

“O propósito sempre foi viabilizar a divulgação do trabalho desenvolvido pelas entidades assistenciais no município e aumentar o número de doações. E vejo que valeu a pena todo o esforço de cada envolvido para fazer acontecer toda essa grandeza que representa a festividade até os dias de hoje”, comenta Eloísa.

Osmar Rosa

Outro protagonista importante na realização da feira, o senhor Osmar Ribeiro Rosa, fundador e presidente do Grupo Beneficente Princesa do Sul, também receberá homenagem por ser um grande parceiro e colaborador na realização da feira.

Participante desde a primeira edição, recebeu do prefeito na Festa de Cachoeiro, neste ano, a comenda Newton Braga, por sua dedicação esforço na ajuda ao próximo. Com seus mais de 30 anos de existência, a entidade atendeu milhares de pessoas através de seu trabalho social desenvolvido em parceria com a comunidade e o município.

“Eu sou muito feliz pelo reconhecimento que a cidade tem nos dado. Estamos desde a primeira edição e a feira ajuda a mostrar um pouco sobre as entidades, na divulgação e também na arrecadação de donativos. É uma oportunidade de expormos como é feito o nosso trabalho e como repassamos as doações. As famílias que comparecem têm a intenção de ajudar, isso é muito bom. São muitas pessoas que necessitam de alimentos, roupas e até de algum tipo de atendimento. Com a mobilização de todos, ajudamos famílias de todo o sul do Estado”, disse Osmar.

A secretária de Desenvolvimento social, Márcia Bezerra, citou a relevância da Feira da Bondade e sobre o reconhecimento aos homenageados.

“As instituições exercem um papel de assistência social à comunidade. Com o intuito de contribuir com os menos favorecidos, projetam em momentos como esse, o ato do amor ao próximo. Muitas vezes essas ações são pouco conhecidas e com a feira, são potencializadas. Vemos isso em exemplos de pessoas como a dona Eloísa e o senhor Osmar, que vêm ao longo dos anos, cada um com suas possibilidades, divulgando os resultados, as dificuldades e apresentando às pessoas, maneiras de colaboração para ampliação desse trabalho”, comentou a secretária.

Definições

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, no dia 21 de agosto acontecerá a reunião para as definições finais, como por exemplo, a grade de programação do evento, a identidade visual, o sorteio dos estandes e a apresentação do cardápio de alimentação das instituições para comercialização. O encontro com os representantes das instituições e a organização acontece às 18h30, na escola Zilma Coelho Pinto.

A 35º Feira da Bondade é uma realização da prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas