A Feira Livre da Agricultura Familiar desta sexta-feira (25), na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, foi suspensa pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). A medida é reflexo da greve dos caminhoneiros que acontece em todo Brasil. Outras áreas do poder público também expõem o impacto do desabastecimento.
A decisão atende a um pedido da Cooperativa da Agricultura Familiar local, uma vez que os produtores rurais estão tendo dificuldades para deslocamento. Os servidores poderão usar os tíquetes-feira desta semana na próxima sexta.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, em relação a transporte, estão mantidos os atendimentos com ambulâncias e a pacientes de hemodiálise.
Desenvolvimento Social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) suspendeu visitas a usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a busca ativa do Cadastro Único e a abordagem social à população em situação de rua.
Nos serviços de acolhimento institucional Recanto da Criança e Aprisco Rei Davi, está sendo priorizado o transporte das crianças e adolescentes assistidos às escolas e para atendimento médico. Estão suspensas as visitas domiciliares. Alguns atendimentos do Conselho Tutelar também serão afetados.
A Semdes também precisou adiar o evento que seria realizado na noite desta quinta-feira (24), no Teatro Municipal Rubem Braga, em alusão ao Dia Contra a LGBTfobia (17 de maio).
Em função da redução do uso da frota municipal, a secretaria não poderá fazer o transporte da palestrante e da artista convidadas, que moram na Grande Vitória.
Além disso, a Semdes se preocupa com o numeroso público esperado para o evento, principalmente o usuário de transporte público, que terá dificuldades na volta para casa, uma vez que a operação das linhas de ônibus também está reduzida. A nova data do evento será divulgada posteriormente.
Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que, nesta sexta-feira (25), o serviço de coleta seletiva ficará restrito ao recolhimento dos resíduos nos Pontos de Entrega Voluntária. O atendimento a demandas extras (de condomínios e empresas, por exemplo) será suspenso.