Festa Internacional da Palavra reúne grandes nomes da MPB em Itaúnas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Sandra Sá, Chico Cesár, Elisa Lucinda e Bia Ferreira e um emocionante cortejo estão na programação de performances artísticas da 2ª Festa Internacional da Palavra, que vai acontecer entre os dias 21 a 24 de maio em Itaúnas, em Conceição da Barra. A Festa vai reunir grandes nomes da literatura mundial em dias intensos de bate-papos, oficinas, lançamentos de livros, área de literatura infantil e feira criativa. A entrada é gratuita e o evento é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria da Cultura (Secult).

Diva e rainha brasileira do soul, Sandra Sá chega com voz potente e cheia de suingue para abrir a Festa Internacional da Palavra no dia 21, com um repertório repleto de sucessos como “Retratos e Canções”, “Joga Fora no Lixo”, “Bye Bye Tristeza”, e “Solidão”. Antes, tem cortejo de boas-vindas da Festa, com Ticumbi do Bongado, do mestre Wantuil; o Reis de Boi da Vila, do mestre Lucas Maia; e o Jongo de São Benedito e São Sebastião, do mestre Benedito.

Outro destaque na programação é Chico César, que encerra a Festa no dia 24, sábado, celebrando os 30 anos do álbum “Aos Vivos”, um clássico da música brasileira que emplacou canções que marcaram a trajetória do cantor e compositor paraibano, como “Mama África”, “À Primeira Vista”, “Beradêro”, “Mulher Eu Sei”, “Templo” e “A Prosa Impúrpura do Caicó”.

Na quinta-feira, dia 22, a idealizadora da Festa Internacional da Palavra, Elisa Lucinda convida o público para viver a emoção da fala poética na palestra-show “Palavra é Poder”, um mergulho na fundação da palavra e na sua força como arte, como fundadora da paz.

Passeando por ritmos como o soul, R&B, reggae, samba e o rap, a cantora, compositora e ativista Bia Ferreira, uma das vozes mais autênticas e impactantes da nova MPB, se apresenta no palco da Festa na sexta, dia 23. Com letras que discutem anti-racismo, a luta pelos direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+, Bia traz hits como “Cota Não É Esmola”.

Consolidando-se como um dos eventos literários mais importantes do Espírito Santo e do Brasil, a Festa Internacional da Palavra vai contar com a participação de mais de 30 escritores, grandes nomes da literatura mundial, como Ailton Krenak, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Itamar Vieira Junior, Jean Wyllys, Kiusam de Oliveira, Selma Dealdina, Renato Nogueira, Yakuy Tupinambávai e Teresa Cárdenas, além da própria Elisa Lucinda, que lançará no evento seu novo livro “Diário do Vento”.

O evento tem curadoria da escritora e dramaturga Guiomar de Grammont e da pesquisadora Lívia Corbellari. Nesta edição, a Festa presta homenagem a dois nomes fundamentais da literatura e da luta pelos direitos culturais no Brasil: Nêgo Bispo e Bernadette Lyra.

A Festa Internacional da Palavra 2025 é realizada pelo Instituto Manguerê, Secretaria da Cultura (Secult)  e Ministério da Cultura (Minc), com patrocínio da EDP e do Banestes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) e da Lei Rouanet. A direção de produção é da MM Projetos Culturais e a direção artística da Casa Poema. Apoio da Prefeitura de Conceição da Barra.

 

2ª FESTA INTERNACIONAL DA PALAVRA

Onde: Itaúnas – Conceição da Barra – ES
Quando: 21 a 24 de maio de 2025
Entrada gratuita

Acompanhe as novidades: Siga-nos nas redes sociais @festadapalavra e acesse o site oficial para conferir toda a programação! https://www.festadapalavra.com/

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Enfermeiros defendem carga de trabalho de 30 horas semanais

A defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/24, que vincula o