“Não há nunca situação tão desesperada que não deixe algum caminho aberto para dela tirarmos esperança e, ainda que esta seja débil e vã, o desejo e a vontade que tem o homem de levar a sua causa a bom termo, tal não a fazem parecer” – Maquiavel
Enchente x pandemia
Administrar a pandemia do novo coronavírus não é semelhante ao pós-enchente. No início do ano, após a cheia do rio Itapemirim, em Cachoeiro, a prefeitura disponibilizou toda a sua estrutura para recuperar a cidade (limpeza e reconstruções) e conceder microcrédito aos empresários e viabilizar apoio financeiro às pessoas físicas prejudicadas. Já com a Covid-19 não havia protocolo pronto de ação. Ir na contramão das medidas restritivas adotadas no mundo inteiro, em meio ao crescimento vertiginoso de contágio e mortes, seria irresponsabilidade. O sufoco econômico sofrido por todos, em efeito dominó, ainda é o preço da vida.
Controle dos índices
Mais de 60% de pessoas curadas, manutenção da taxa de incidência da doença e poucos registros de óbitos nas últimas semanas são considerados pela prefeitura resultados do combate feito até então contra o vírus. Todas essas considerações, somadas a implantação de regramento para a retomada das atividades econômicas, fazem parte do Plano Municipal de Convívio e Funcionamento das Atividades Empresariais. O documento foi apresentado ao Ministério Público e o próximo passo é sensibilizar o governo do Estado a permitir que os municípios – cada um com a sua realidade – possam implantar suas próprias estratégias.
Gestão sobressai às eleições
O que se vê é que as articulações eleitorais do mercado político não chegaram fortemente ao segundo andar do palácio Bernardino Monteiro. Victor Coelho tem absorvido os ataques políticos sofridos e se debruçado nas agendas com o Ministério Público, Superintendência Regional de Saúde e do Sistema de Comando Operacional (SCO) para intensificar as ações contra o coronavírus e garantir a autonomia do Plano Municipal de Convívio e Funcionamento das Atividades Empresariais – documento que atende a retomada econômica.
Domínio técnico
Cachoeiro completa neta sexta-feira (17) 120 dias desde o primeiro caso registrado de coronavírus. A concretização do plano de convívio traz à tona o domínio técnico no monitoramento da doença na cidade. Nele, a avaliação das medidas que funcionaram e as que não tiveram efetividade. Daí, o prefeito irá apresentar o compilado de propostas na próxima semana ao governo do Estado.
Isenção sobre a cloroquina
Diferente do que está massificado no Brasil, Coelho tem saído isento no debate ‘esquerda x direita’ sobre a prescrição da cloroquina. Mesmo no partido socialista, o prefeito solicitou e recebeu do governo federal 5 mil doses do medicamento. Ele defende o discurso de que é o médico o responsável pela decisão do uso. O remédio está disponível na Farmácia Municipal.
Peso da máquina
Por si só, a ‘máquina pública’ tem a sua influência no resultado das eleições. Neste pleito, os pré-candidatos deverão depositar um esforço a mais caso desejem a vitória nas urnas, justamente por causa da mutação que o coronavírus causou no cenário eleitoral. Diferente de 2016, as campanhas deste ano terão comprometidos o contato e a aglomeração. A situação pode ser vantajosa para quem já ocupa o poder.
Partidos à flor da pele
Com a extinção das coligações nas eleições proporcionais, são muitos os partidos que estão com os nervos à flor da pele. A realidade torna mais difícil atingir o coeficiente eleitoral. Sai na frente as siglas que conseguiram filiar ou já tinham em seus quadros pré-candidatos considerados ‘puxadores de voto’. Sem eles, pode acontecer de alguns partidos não conseguirem fazer legenda.
– Corte
Confrontos em demasia têm arranhado imagens § O resultado é afastar eventuais parceiros § PSL já estaria com um pé no palácio § PSD tem a sua pré-candidatura reconhecida por adversários § Pela estadual, também § Parece que tudo depende da musculatura e poder para agregar § Pesquisa qualitativa é vital para compreender a nova realidade § Nada é como antes § Em Off Notícias fecha parceria com instituto de pesquisa § Quem não fizer, fica com a experiência e a oportunidade para daqui a 4 anos § Muita resistência para o retorno das aulas presenciais § Outdoor contra Casagrande é retirado § Propostas de soluções em detrimento § Bom fim de semana!