Formação para 500 profissionais de escolas de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Cerca de 500 profissionais da rede municipal de educação de Cachoeiro participaram de formação, nesta quinta-feira (25), com o tema: “Diálogos Docentes: Socializando Práticas, Aprofundando Saberes”. A atividade foi voltada a professores regentes de turma e pedagogos que atuam em turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

O evento foi no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Faccaci), em Morro Grande. Para os profissionais que trabalham no turno matutino, o início foi às 7h30, e para os que atuam no turno vespertino, às 13h30. Foram realizados relatos de experiências de docentes e gestores com foco nos diálogos reflexivos e apresentações de Práticas de Leitura e Escrita.

A conferência de abertura da formação foi ministrada pela professora Geisa Nara Dias da Silva, com o tema “Prática de Intervenções na Leitura e na Escrita no Trabalho com as crianças em fase de Alfabetização”. Depois, os participantes foram divididos em grupos para as sessões de relato com diferentes temáticas (ver abaixo).

A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, ressalta que a atividade faz parte do programa de Formação Continuada da rede municipal de ensino, que prima por três fatores: realizar formação a partir das necessidades reais do cotidiano escolar, valorizar o saber e a experiência dos profissionais da rede e integrar, de forma eficaz, teoria e prática.

“O objetivo dessas formações é garantir o permanente aperfeiçoamento dos saberes necessários às práticas educacionais, para a promoção da aprendizagem e formação dos professores”, pontua.

Ela também acrescenta que o programa atende à meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME), ao fortalecer os mecanismos de apoio à prática pedagógica desenvolvida pelos docentes da rede municipal de ensino.

Formação “Diálogos Docentes: Socializando Práticas, Aprofundando Saberes”

Sessões de Relatos de Experiência 1- Professora Gislene Nara Dias que atua no 2º ano na EMEB “Maria das Dores Pinheiro do Amaral” com o tema: “O Livro Didático como Suporte para o trabalho de Intervenção Pedagógica”

Sessões de Relatos de Experiência 2 – Matutino, Professora: Luzia Gomes que atua no 4° e 5° ano da EMEB. “Alberto Sartório” – Pluridocente com o tema: “Ler para melhor Escrever”.

Sessões de Relatos de Experiência 2 – Vespertino, Professora: Andressa de Menezes Amorim da EMEB. “Professor Elísio Cortes Imperial”, com o Tema: “Leitura e Escrita igual direito de cidadania”

Sessões de Relatos de Experiência 3 – Gestora Cintia Pessini Rodrigues da EMEB. “José Taverira dos Santos” com o tema: “Reflexos de uma Gestão Participativa”

Sessões de Relatos de Experiência 4 – Matutino e Vespertino, Professoras do Projeto de Leitura: Potencializando Saberes; Celenita Duarte C. Campos, Dalva H. Lúcio da Silva, Gessy de Aquino Binoti, Lúcia Bernadeth Correia, Poliana Bighi e Samia Sader Smith com o Tema: “Os desafios frente a Formação do aluno Leitor para a garantia dos Direitos de Aprender”.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Vintage Burger: o melhor estilo para a sua fome 

Não é de hoje que o mercado de hambúrguer artesanal cresce consideravelmente no Brasil. E