Enquanto muitos se pautam nas pesquisas quantitativas, a realidade eleitoral é transmitida em outro plano. Não existe retrato do futuro; e os verdadeiros políticos sabem bem disso.
Eleição se ganha durante a campanha. É certo também que se perde muito antes dela, quando o legado deixa a desejar. O que este editorialista pode afirmar é que a eleição em Cachoeiro de Itapemirim está aberta.
Ganhará quem errar menos. Será preciso dosar os venenos, calcular os antídotos e maximizar o foco no eleitor. A certeza que as atuais pesquisam gritam é o percentual de votos indecisos colado em candidatos ou pré-candidatos.
Nesse errar menos, é preciso identificar, também, quem são os indecisos camuflados e saber como falar com eles. Uma dica para os bons entendedores: o prefeito Victor Coelho (PSB) foi reeleito com 51.926 votos; e ele não está mais na disputa.
Recall, apenas, não ganha eleição. Amadores não passarão. É possível que esta seja a eleição que terá a maior avaliação da parte do eleitorado da história de Cachoeiro.