Foi lançada, na manhã desta terça-feira (03), a Frente Parlamentar Mista de Hotelaria Brasileira, criada e presidida pelo deputado federal capixaba Gilson Daniel (Podemos/ES). O evento que marcou o início dos trabalhos aconteceu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.
O colegiado tem como objetivo promover o fortalecimento da indústria hoteleira no País. A Frente Parlamentar de Hotelaria Brasileira conta com o apoio e promoção da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis Nacional (ABIH), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Seu corpo diretivo é composto por parlamentares de destaque.
Além do presidente do colegiado, o corpo diretivo é composto pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) e o Deputado Marx Beltrão (PP/AL), que integram a vice-presidência. Além destes membros, a Frente contará com três conselheiros fiscais, cinco conselheiros consultivos, um secretário geral, um tesoureiro e um representante de cada estado do Brasil, ainda a serem definidos.
“Faremos diversas reuniões com nossos parlamentares. Iremos avançar a cada ponto discutindo isso com todas as regionais, todos os estados e todas as pessoas que querem fortalecer o turismo e a hotelaria desse País. Trabalharemos juntos para fortalecer a hotelaria do Brasil”, disse Gilson Daniel.
Presente no evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a Frente Parlamentar Mista vem para, de fato, promover as medidas que, muitas vezes, não saem do papel.
“Falar do Turismo e do setor hoteleiro é fácil e encantador. Temos uma novela pronta e o que não falta é autor e palpiteiro. O que falta, de fato, e estamos trabalhando, é na execução de medidas que tragam, efetivamente, os turistas para ocupar os quartos ociosos dos hoteis. Essa é uma frente oportuna e meritória. Não tenho dúvidas que vai conquistar o apoio da Câmara e do Senado”, afirmou o ministro.
Gilson também destacou os principais objetivos da Frente Parlamentar de Hotelaria Brasileira, que são intermediar o diálogo com o Governo Federal, buscando estabelecer uma ponte eficaz entre o Parlamento e os diversos órgãos do Governo Federal, visando fortalecer a indústria da Hotelaria Brasileira; promover debates, congressos, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes à indústria hoteleira, com o propósito de informar e divulgar o segmento, bem como seus avanços.
A frente também buscará incentivar a indústria de hotéis, promovendo melhorias na prestação de serviços, conhecendo e divulgando novos métodos e processos que fortaleçam o setor hoteleiro regional e nacional e incluir a Sociedade Civil e o Setor Privado, especialmente da indústria de hotéis, para colaborar com seu desenvolvimento.
Dentre os objetivos também estão o monitoramento de matérias de interesse do setor junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, visando aprimorar a legislação necessária para promover políticas sociais e econômicas eficazes e a elaboração e execução do orçamento da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de ampliar o investimento público no setor da Hotelaria Brasileira.