Gordura localizada: o que causa e como tratar?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Ah, a gordura localizada… conhecida como uma das principais vilãs da estética feminina, o excesso de gordura localizada pode acabar com a auto estima de qualquer um.

Apesar de suas causas serem bastante variadas, já é possível contar com tratamentos estéticos poderosos para queimar a gordura localizada – principalmente quando a dieta e os exercícios parecem não funcionar!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura na íntegra!

O que é gordura localizada?

Você sabia que existe mais de um tipo de gordura corporal? Além da odiada (porém famosa) gordura localizada, nosso corpo também conta com a gordura visceral, que pode ser ainda mais prejudicial para a saúde.

Mas o que é a gordura localizada, afinal?

Conhecida por formar os temidos “culotes” e ”pneus”, a gordura localizada é aquela que se encontra na camada logo abaixo da pele (região subcutânea).

Apesar desse tipo de gordura estar bastante associado com alguns problemas de saúde (como a própria obesidade), ele é muito mais preocupante do ponto de vista estético do que patológico.

O que causa gordura localizada?

Embora algumas pessoas apresentem maior predisposição para o acúmulo de gordurinhas em certas regiões do corpo, a gordura localizada pode ser causada pelos seguintes fatores:

 

  • Predisposição genética;
  • Maus hábitos alimentares: dieta rica em gorduras e carboidratos refinados;
  • Tabagismo;
  • Falta de atividades físicas – sedentarismo;
  • Uso de roupas muito apertadas;
  • Má postura;
  • Gestação;
  • E problemas hormonais.

Como a gordura acumulada pode vir a se tornar um fator de risco para doenças cardiovasculares (principalmente com o passar do tempo), é importante encontrar maneiras de se livrar da gordura localizada.

 

Como queimar gordura localizada?

Se livrar da gordura localizada é uma tarefa que demanda bastante esforço e paciência.

Em muitos casos, nem a adoção de uma dieta adequada aliada à prática intensa de exercícios físicos pode ser o suficiente.

Quando isso acontece, é necessário contar com tratamentos para se livrar da gordura localizada.

 

Tratamentos para acabar com a gordura localizada

Quando o assunto é se livrar das gordurinhas, vários tratamentos são indicados para quebrar, aspirar ou queimar gordura localizada, como:

  • Lipoaspiração ou hidrolipo

Não é à toa que a lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o Brasil!

Responsável por eliminar o excesso de gordura localizada por meio de sua aspiração, o procedimento melhora todo o contorno corporal, deixando a silhueta ainda mais atraente.

Mas é importantíssimo entender que a cirurgia só é indicada para remodelar o corpo, e não para um processo de emagrecimento!

Com os avanços da medicina, é possível contar também com a hidrolipo, um procedimento menos invasivo e mais local, indicado para a gordura do culote e da papada.

  • Carboxiterapia

Na carboxiterapia, também conhecida como CO2 terapia, há a injeção de gás carbônico abaixo do tecido superficial da pele, estimulando a formação de fibras colágenas e quebrando a gordurinha que está localizada.

Além de ser eficiente para queimar as células de gordura, a carboxiterapia deixa a pele mais firme a sustentada, melhorando também a circulação sanguínea.

  • Lipoescultura

Além de retirar o excesso de gordura localizada por meio de uma lipoaspiração, a lipoescultura se preocupa em reinserir a gordura retirada em locais de interesse – como o bumbum ou os seios.

A grande vantagem é que é possível aumentar o volume de outras regiões com a própria gordura da paciente, somando benefícios à eliminação de gordura localizada.

  • Manthus

Associando os efeitos de micro correntes com ultrassom, o aparelho Manthus é capaz de quebrar as células de gordura a estimular a sua eliminação do organismo.

Além de ser efetivo para tratar a gordura localizada, o Manthus pode minimizar a flacidez e a celulite, somando ainda mais benefícios.

Quem já fez uma lipoaspiração ou uma lipoescultura pode contar com as vantagens do Manthus para potencializar e manter seus resultados de contorno corporal com o passar do tempo – além de cuidar da alimentação e manter o sedentarismo bem longe, claro!

 

Qual é o procedimento ideal para acabar com a gordura localizada?

A escolha do procedimento ideal para queimar gordura localizada irá depender de vários fatores, como:

  • Quantidade de gordura;
  • Localização da gordura subcutânea;
  • Condições do paciente;
  • E seu grau de flacidez.

Caso você não veja resultados com suas dietas e prática de exercícios físicos, o ideal é procurar um cirurgião plástico especializado.

Ele poderá analisar o seu caso e propor a melhor opção de tratamento para acabar com o excesso de gordura localizada, deixando seu corpo ainda mais bonito!

 

Dicas para prevenir a gordura localizada

Como se livrar da gordura localizada não é uma tarefa fácil e simples, é importante conhecer maneiras de preveni-la. Por isso, confira as dicas para evitar a formação de estoques de gordura:

 

  • Não tenha uma vida sedentária

Praticar exercícios físicos é uma das melhores ações para ajudar a queimar gordura localizada.

Quando vivemos uma vida sedentária, nossas chances de acumular gordura aumentam drasticamente, por isso, é muito importante se manter em movimento!

Caso não seja fã de exercícios físicos, inicie aos poucos com leves caminhadas, isso já irá fazer uma diferença enorme a longo prazo!

 

  • Mantenha uma dieta equilibrada

Além de cuidar com a prática de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e uma dieta mais equilibrada são essenciais para evitar a formação de estoques de gordura.

Para isso:

  • Evite consumir alimentos muito gordurosos e industrializados, como frituras, doces, refrigerantes, carnes gordas e fast foods;
  • Limite o consumo de alimentos com farinha branca e massas refinadas;
  • Prefira consumir alimentos de origem natural e com composição integral;
  • Tome bastante água.

Além disso, consuma muitos alimentos termogênicos. Capazes de queimar gorduras, tais alimentos podem ser verdadeiros aliados das dietas. Por isso, consuma:

  • Água gelada;
  • Pimenta;
  • Gengibre;
  • Canela;
  • Café;
  • Chá verde;
  • Chocolate amargo.

Outros aspectos importantes

A gordura localizada é muito mais preocupante do ponto de vista estético do que patológico. Mesmo assim, quando acumulamos gordura, aumentamos a chance para a ocorrência de doenças indesejáveis – sobretudo as cardiovasculares.

Por esse motivo, é importante encontrar maneiras de queimar gordura localizada e se livrar de problemas.

Além de cuidar da alimentação e caprichar na prática de exercícios físicos, é possível contar com tratamentos estéticos para acabar com a gordura localizada, como a hidrolipo, a lipoaspiração e a carboxiterapia.

Se você estiver incomodada com suas gordurinhas, não esqueça de procurar um cirurgião plástico e buscar a melhor forma de tratamento para ajudar no seu caso!

Gostou do conteúdo de hoje sobre gordura localizada? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas