Governador e prefeitura tranquilizam pais diante de ameaça de ataques a escolas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Mensagens que circularam pelas redes sociais nesta segunda-feira (10) com ameaças de ataques a escolas do Espírito Santo deixaram muitos pais apavorados. Muitos optaram por não levar seus filhos ao coégio e, outros, assim que souberam do conteúdo divulgado, decidiram por buscar os alunos antes do término das aulas.

Diante do fato, as autoridades locais se manifestaram. O governador Renato Casagrande afirmou que as “equipes de inteligência estão apurando com rigor informações falsas e seus autores sobre ameaças de ataques a escolas. Qualquer tentativa de aterrorizar nosso sistema escolar será combatida. É importante não compartilhar mensagens sem verificação. Denuncie pelo 181”, disse através de postagem em suas redes sociais.

“No próximo dia 27 apresentaremos para a população capixaba um Plano de Segurança Escolar com objetivo de ampliar a segurança no ambiente educacional”, anunciou Casagrande.

Em Cachoeiro de Itapemirim, onde chegou a ter mensagens especificando nomes de escolas da Rede Pública Municipal, a prefeitura também se posicionou no início desta tarde. Informou que não há ocorrência no município e que as Secretarias de Educação e de Segurança e Trânsito trabalham medidas para tranquilizar alunos, pais, responsáveis e servidores.

“Entre elas, estão o refroço da Ronda Escolar, por meio da Guarda Municipal; ampliação de câmeras de videomonitoramento em escolas que ainda não possuem o equipamento; bem como reforçam orientações de segurança com os gestores para que nossas escolas continuem segurar para nossos alunos”.

 

Medidas

Na última semana, o Em Off Notíicas trouxe, com exclusividade, as medidas já adotadas pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e também pela rede privada de ensino diante dos casos ocorridos pelo Brasil afora e também no Espírito Santo, mais especificamente em Aracruz, no dia 25 de novembro de 2022. Leia a matéria abaixo:

 

Assassinatos em escolas e creches reforçam política de segurança em Cachoeiro

 

 

Governo federal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com organização não-governamental SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual na internet para receber denúncias de ataques contra escolas. O site está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas