Governo de Victor Coelho não peca pela transparência

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
palácio2

A transparência, registrada no plano de governo ainda na campanha eleitoral de 2016, é uma meta batida do governo de Victor Coelho (PSB), em Cachoeiro de Itapemirim. Claro que em meio a tantas demandas que urgem na cidade, é natural que muitas críticas ecoem pelas ruas do município e estradas do interior. No entanto, alicerçado pela avaliação de órgãos sérios, é necessário a ‘honra a quem tem honra’.

Ainda em dezembro de 2017, no seu primeiro ano como prefeito, Victor Coelho recebeu o primeiro reconhecimento do trabalho na área da transparência pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).

Em setembro daquele ano, a prefeitura lançou o novo portal da transparência. Entre as novidades estavam os acessos ao contracheque detalhado de todos os servidores, a divulgação da placa e demais dados sobre os veículos da frota municipal e as informações sobre os pagamentos a cada fornecedor.

Esse investimento fez com que a administração pública municipal local saltasse da 34ª posição, onde estava em 2015, para a 6ª no ranking que avalia os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras. Em 2015, o percentual foi de 47,3%; em 2017, a avaliação foi 85,5%.

Com a pandemia do novo coronavírus, o rigor da clareza das informações recaiu sobre os contratos emergenciais diante da calamidade na saúde pública. Um dos órgãos responsáveis pela fiscalização é a ONG Transparência Capixaba.

A ONG analisou 34 itens, como acesso a processos de contratação emergenciais na íntegra, existência de Conselho de Transparência e organização unificada da legislação relacionada à Covid-19. Cachoeiro recebeu pontuação máxima em todos eles; com isso, está entre os sete municípios do Espírito Santo que receberam nota 100 no ranking de transparência no combate à Covid-19.

Em meio a tantas notícias ruins e de corrupção também nesta pandemia, vale destacar o reconhecimento nesta área em Cachoeiro de Itapemirim. E também é importante registrar que todos nós podemos fiscalizar toda a movimentação feita pelas prefeituras pela internet: basta acessar o Cidades ES, do Tribunal de Contas, e o portal da transparência da prefeitura.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova