Para evitar que crianças corram risco de acidente passando por deixado da roleta dos ônibus, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim enviou projeto de lei à Câmara Municipal para garantir gratuidade aos menores de 5 anos de idade. A matéria está em tramitação no legislativo municipal, que retorna do recesso após o dia 31 de julho.
Assim que se tornar lei, a empresa concessionária de transporte coletivo concederá gratuitamente cartão de bilhetagem eletrônica para o ingresso dessas crianças pela porta dianteira dos veículos, com giro de catraca.
Para obter o cartão, os pais ou responsáveis deverão ir ao local de confecção, no 1º piso, do shopping Cachoeiro. Será preciso levar a certidão de nascimento ou outro documento que comprove a idade do menor.
O cartão será confeccionado a partir dos três anos e terá prazo de validade pré-determinado até que o menor complete cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade. Após esse período, o cartão será automaticamente cancelado.
As crianças menores de três anos deverão embarcar no colo dos pais ou responsáveis para a transposição pela roleta do coletivo, a fim de que realizem o embarque de forma segura.