Os trabalhadores da coleta de lixo de Cachoeiro de Itapemirim cruzaram os braços na manhã desta terça-feira (23). O serviço é terceirizado e a prefeitura viabiliza equipe própria para tentar atender a população.
Segundo informações, o motivo da greve é o não atendimento às reivindicações da categoria, representada pelo Sindilimpe-ES.
Entre os pedidos estão 15% de aumento salarial, R$ 1 mil de ticket alimentação e plano de saúde. A concessionária responsável pela coleta também presta serviço de limpeza urbana.
Segue abaixo a nota da prefeitura de Cachoeiro sobre o assunto, na íntegra:
A Prefeitura de Cachoeiro informa que foi surpreendida na manhã desta terça-feira (23) com o anúncio da paralisação dos serviços de coleta de lixo no município.
É bom ressaltar que não foi respeitado o prazo de 72h, estabelecido por lei, em relação a comunicação de paralisação das atividades.
Agora pela manhã, os sindicatos patronal e o dos trabalhadores estão reunidos, em Vitória, para negociar um acordo salarial.
Se a situação entre empresas e funcionários não se resolver até as 13h dessa terça-feira, a Secretaria de Manutenção e Serviços de Cachoeiro está mobilizando equipe e frota próprias para realizar a coleta na cidade.
A Prefeitura de Cachoeiro pede a população para que quem puder, armazene seu lixo em casa até que a situação seja resolvida.