Ainda neste ano a Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim poderá utilizar armamento. O curso de formação iniciou na manhã desta sexta-feira (16), em evento no teatro Rubem Braga.
O curso terá carga horária de 550 horas. De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, uma vez concluso o curso, o município deverá firmar convênio com a Polícia Federal para tornar a guarda apta a usar as armas.
A cerimônia contou com a presença de representantes do judiciário, Ministério Público e da cúpula da segurança pública. A aula inaugural foi ministrada pelo secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.
“Tomamos todas as medidas solicitadas pelo Ministério Público para que a Guarda Municipal pudesse voltar a utilizar arma; ficou faltando apenas o curso, que iniciamos hoje. Isso é planejamento”, disse o prefeito Victor Coelho (PSB).
O prefeito parabenizou o empenho do secretário Guedes e destacou a importância da Guarda lembrando de sua atuação durante a greve da Polícia Militar em 2017.
“O dia 6 de fevereiro, para nós, é como o 7 de setembro para os americanos. Porém, a nossa Guarda atuou com eficiência em favor da sociedade, como sempre o fez”.
O socialista também falou sobre outros investimentos que serão feitos na área de segurança, como aquisição de viaturas e de câmeras de videomonitoramento.