A radioterapia pode ser usada para procedimento não oncológicos ou para o tratamento de doenças benignas. Diferente da radioterapia para doenças malignas, que é utilizada uma dose de radiação muito elevada, para tratamento de doenças benignas, a radiação é muito baixa, mas o suficiente para poder desacelerar o processo de proliferação celular, como no caso das quelóides.
O Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico, atende pacientes de toda região sul capixaba, ofertando um serviço completo de Oncologia, com radioterapia, quimioterapia e braquiterapia além das cirurgias oncológicas. Pioneiro na região, o serviço de oncologia conta com um corpo clínico qualificado.
A radio-oncologia é uma especialidade médica que utiliza a Radioterapia (radiação ionizante) no tratamento contra o câncer. A radioterapia é bastante utilizada no tratamento de câncer e pode ser feita sozinha ou combinada com outros tratamentos como a quimioterapia ou cirurgia. O princípio primordial da radioterapia é depositar radiação com precisão nos tecidos-alvo, porém minimizando os danos aos tecidos normais próximos.
A braquiterapia é uma técnica com até 90% de eficácia contra a quelóide. De acordo com a Radio-oncologista do HECI, Dra. Paula Casotti, a quelóide é um tecido cicatricial de proliferação desordenada devido a um trauma prévio da pele, e apesar de ser uma lesão benigna, ela pode causar dor, prurido, alteração funcional e até mesmo traumas psicossociais.
No Hospital Evangélico de Cachoeiro, a quelóide é tratada com tecnologia de ponta, através da braquiterapia, que é uma técnica inovadora de excelentes resultados, com isso, pode-se melhorar o aspecto da cicatriz.
“A Braquiterapia entra como um tratamento complementar ao tratamento cirúrgico, elevando os resultados de controle a índices que superam 90%, levando assim, mais conforto para o paciente”, afirma a médica.